X
X

Buscar

Entenda por que prisão de Júlio Garcia pode dar uma vaga na Alesc para Blumenau

Presidente da Assembleia Legislativa teve prisão decretada na manhã desta terça-feira

A prisão do deputado estadual Júlio Garcia (PSD) pode resultar em mais uma vaga para Blumenau na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A cidade já conta com três representantes em Florianópolis: Ismael dos Santos (PSD), Ivan Naatz (PL) e Ricardo Alba (PSL).

Na manhã desta terça-feira, Júlio Garcia teve prisão domiciliar decretada no âmbito da Operação Alcatraz. A investigação apura um suposto esquema de corrupção no Governo do Estado. Uma organização criminosa, da qual Garcia faria parte, teria desviado mais de R$ 500 milhões, principalmente da Secretaria de Estado da Saúde.

A situação pode resultar em uma quarta cadeira para a cidade de Blumenau na Alesc. O cenário é o seguinte: o deputado Altair Silva (PP) deixou o mandato nesta segunda-feira, 18, para assumir a Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca. Seu afastamento fez com que o primeiro suplente de sua coligação, Silvio Dreveck (PP), assumisse sua cadeira.

Em caso de uma eventual cassação do mandato de Júlio Garcia, o segundo suplente da coligação assumiria a vaga. Nesse caso, seria a oportunidade para Jean Kuhlmann (PSD) retornar à Alesc, visto que ele já era deputado no mandato 2015-2018.

Repercussões no PSD

Procurado pela nossa reportagem, o deputado Ismael dos Santos (PSD), correligionário tanto de Garcia quanto de Kuhlmann, preferiu não comentar o caso. Uma reunião entre os quatro representantes da legenda na casa deve acontecer ainda na tarde desta terça para avaliar a situação.

Jean Kuhlmann também foi ouvido pelo O Município Blumenau. O ex-deputado ainda não tinha conhecimento até o contato da reportagem, e comentou o caso declarando como “remota” a possibilidade de assumir vaga na Alesc.

“A circunstância não me agrada. Não é dessa forma que eu gostaria de assumir um mandato. Ainda acredito que haverá explicação jurídica por parte do Júlio e dos envolvidos. Cabe agora aguardar os encaminhamentos judiciais para saber o que vai acontecer com o Júlio na Assembleia”, poderou.

Kuhlmann finalizou afirmando que “representar Blumenau sempre é um orgulho para qualquer pessoa, não só na Assembleia”.

Jean Kuhnmann recebeu 28.830 votos na eleição de 2018. Júlio Garcia recebeu 57.772 votos, sendo o terceiro deputado mais votado do pleito.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município Blumenau. Vem muita novidade por aí!