Entidades cervejeiras e do turismo de Blumenau se manifestam após festival ser anunciado em Balneário Camboriú
Manifestações surgiram após notas da Prefeitura de Blumenau e da Ablutec
Entidades cervejeiras de Blumenau se manifestaram após a situação complexa envolvendo a Prefeitura de Blumenau e a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec).
A associação anunciou a mudança de local do Festival Brasileiro da Cerveja na noite quarta-feira, 22. Segundo informado pela Associação, o evento aconteceria em Balneário Camboriú em 2025, mas a prefeitura se posicionou contrária a esta afirmação.
Em notas enviadas ao jornal O Município Blumenau, o Blumenau & Vale Europeu Convention & Visitors Bureau e a Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja se posicionaram sobre o que pensam desse “cabo de guerra” entre os dois órgãos. O Vale da Cerveja optou por não se posicionar sobre o caso.
Conforme manifestação do Convention, a retirada do festival da cidade é desaprovada e a intenção é em auxiliar na permanência do evento em Blumenau.
A Associação da Capital da Cerveja compartilha do mesmo posicionamento e tomou o lado da Prefeitura de Blumenau, e ainda reforçou que é necessário que o evento continue acontecendo em Blumenau, para manter titulo concedido de Capital da Cerveja.
Prefeito Mário se posiciona
Durante a tarde desta quinta-feira, 23, o prefeito Mário Hildebrandt publicou um vídeo se posicionando sobre a situação. O vídeo inicia com Mário afirmando que o Festival, Feira e o Concurso Brasileiro de Cerveja continuam pertencendo a Blumenau, assim como seguirá acontecendo na cidade, na Vila Germânica.
Confira: Festival Brasileiro da Cerveja deixa Blumenau e será em Balneário Camboriú em 2025;
“Em abril, a prefeitura já havia notificado a Ablutec e anunciado que assumiria a organização dos eventos diante do descontentamento do mercado cervejeiro com as edições passadas e com as ameaças de levar os eventos para outras cidades”, afirmou Mário.
No vídeo, ainda, ele afirma que as marcas estão registradas sob o domínio da Prefeitura de Blumenau, e a realização deles por qualquer outra instituição ou em qualquer outra cidade, é ilegal. Por conta disso, a Prefeitura de Blumenau está acionando judicialmente a Ablutec por uso ilegal da marca.
Confira a posição completa:
O título de maior festa alemã das Américas é de Blumenau, mas e o Festival Brasileira da Cerveja? ELE TAMBÉM! E nem o FESTIVAL, NEM A FEIRA E NEM O CONCURSO SAIRÃO de nossa Cidade. pic.twitter.com/WxuOyrTndC
— Mário Hildebrandt (@mariohildebrand) May 23, 2024
Confira a nota completa do Blumenau & Vale Europeu Convention & Visitors Bureau
“O Blumenau & Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, juntamente dos núcleos de hoteleiros e visitors da entidade, reforça que desaprova a retirada do Festival Brasileiro da Cerveja do município de Blumenau. O Convention também se compromete a pleitear a permanência do evento na cidade”.
Confira a nota completa da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja
“A Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, formada por cervejarias localizadas na cidade em conjunto com a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) apoia as movimentações da Prefeitura Municipal de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e do Parque Vila Germânica, em direção a uma nova gestão para o Festival Brasileiro da Cerveja, Concurso Brasileiro de Cervejas e Feira Brasileira da Cerveja.
Como já é de conhecimento público, associações conectadas com o setor apresentaram às entidades competentes relatos sobre a gestão distante da cadeia produtiva da cerveja do evento e os riscos para a Capital Brasileira da Cerveja que a situação representava. Isso, somado a questões que competem aos próprios órgãos públicos, motivou a mudança na organização dos eventos.
A Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja entende que o Festival Brasileiro da Cerveja, Concurso Brasileiro de Cervejas e Feira Brasileira da Cerveja são fundamentais para a manutenção do título concedido à cidade pela Lei 13.418/2017. Consequentemente, entende que uma gestão responsável, transparente e que faça juz a história da cidade com a bebida é fundamental”.
Vale da Cerveja preferiu não se manifestar
A entidade Vale da Cerveja, que representa 16 marcas de cerveja de Blumenau e região, optou por não se manifestar sobre o assunto.
Leia também:
1. Terminais de ônibus vão ter câmeras de segurança para monitoramento em Blumenau
2. Concessionária brusquense traz carro da Tesla pela primeira vez ao Brasil
3. VÍDEO – Motorista foge em alta velocidade antes de ser preso por furto em Blumenau
4. Prefeitura de Blumenau garante Festival da Cerveja na cidade e quer processar associação que anunciou evento em Balneário Camboriú
5. Família busca ajuda para encontrar idosa que está desaparecida em Gaspar
Veja agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega mantém tradições perdidas na região: