Entrada de Blumenau em consórcio de compra de vacinas é aprovada com unanimidade
Votação foi realizada na tarde desta quinta-feira
Os vereadores de Blumenau aprovaram com unanimidade o projeto de lei da prefeitura que pedia autorização para entrada no Consórcio Nacional de Vacinas Brasileiras. A votação foi realizada na sessão da tarde desta quinta-feira, 11.
O documento, que entrou no plenário em regime de urgência, foi convertido para urgentíssimo a pedido do líder do governo Marcelo Lanzarin (Podemos). Foi ele quem encaminhou o projeto na terça-feira, logo após o governo federal sancionar lei que permite a compra de doses por municípios, estados e empresas.
Leia também: Moisés e outros governadores querem pacto nacional para vacinar 70% dos brasileiros até julho
Após uma interrupção para que o projeto fosse analisado nas comissões, a proposta foi aprovada por unanimidade em segunda votação na sessão ordinária. Em seguida, foi novamente aprovada em redação final na sessão extraordinária. A matéria já foi encaminhada à sanção do prefeito.
Além da aquisição das vacinas contra Covid-19, o consórcio também tem como finalidade comprar insumos e equipamentos na área da saúde. Dentre as justificativas, o prefeito mencionou o colapso generalizado na área da saúde e a necessidade da retomada econômica.
Caso seja necessário, o Consórcio irá adquirir imunizações complementares ao Plano Nacional de Imunização, fortalecendo o Sistema Único de Saúde. Ou seja, todas as doses serão obrigatoriamente ofertadas à população de forma gratuita.
Confira o número de casos do coronavírus em Blumenau nesta quinta-feira