Entre idas e vindas, Blumenau Esporte Clube completa 103 anos

BEC agora disputa Catarinense Série B

Entre idas e vindas, o Blumenau Esporte Clube, ou BEC, como é conhecido, completa 103 anos de história nesta terça-feira, 19. Atualmente, a equipe disputa a segunda divisão do Campeonato Catarinense.

A história começa em 19 de julho de 1919, quando foi fundado o primeiro clube de futebol da cidade de Blumenau, o Brasil Football Club. Em 1936, a equipe mudou seu nome para Recreativo Brasil Esporte Clube, por razões sociais.

Já em 1944, devido uma lei por conta da Segunda Guerra Mundial, o clube precisou mudar o nome e virou Palmeiras Esporte Clube. Na época, o nome foi escolhido por conta de o time jogar na rua das Palmeiras.

Como Palmeiras vieram as maiores conquistas no futebol, sendo tetracampeão municipal e, ainda, quatro vice-campeonatos estaduais. Em 1960, inaugurou o Estádio Aderbal Ramos da Silva, construído após a enchente de 1954 ter destruído o campo do Palmeiras.

Fundação do BEC

Em 1980, houve uma reunião no Restaurante Chinês que definiu o projeto de mudar o nome do Palmeiras para Blumenau Esporte Clube. Com o novo nome, a equipe recebeu grandes investimentos de empresários da cidade.

As cores do clube foram escolhidas para simbolizar a união dos três times que vieram antes de Blumenau: o Palmeiras (verde), o Olímpico (grená) e o Guarani (branco).

Durante a década de 80 e início de 90, o BEC teve sucesso, jogando Campeonato Brasileiro Séries B e C e Copa do Brasil, enfrentando grandes times do Brasil, como Flamengo de Zico e Vasco de Roberto Dinamite.

Em 1998, o clube foi desativado por conta das dívidas que tomaram conta da equipe. Em 2004, tentaram voltar com o BEC, mas durou apenas aquele ano.

Flamengo

Nos dias 26 e 29 de julho de 1989, pela Copa do Brasil, foram realizados os jogos de maior importância do BEC, contra o Flamengo.

O primeiro jogo ocorreu no estádio do SESI, para 8.496 pagantes. A partida acabou 3×1 para o rubro-negro carioca, com gols de Alcindo, Nando e Zico. Quem marcou para o tricolor blumenauense foi Walbert.

Escalações
BEC: Leandro, Alaércio, Silva,Gassem e Zé Antônio; Derval, Serginho (Itamar) e César Paulista; Osmair, Mirandinha e Cide (Walbert). Técnico: Zé Carlos.
Flamengo: Cantarelli, Leandro Silva, Gonçalves, Rogério e Leonardo; Ailton, Marquinhos e Zico (Marcelinho); Alcindo, Nando (Renato) e Zinho. Técnico: Telê Santana.

Na segunda partida, o BEC foi até o Rio de Janeiro jogar no estádio mais importante do futebol, o Maracanã, para um público de 3.568. O resultado foi o mesmo do primeiro jogo, 3 a 1 para o time carioca, com dois gols de Bujica e um de Zinho, já para o BEC, quem marcou foi Veneza.

Escalações
BEC: Leandro, Alaércio, Silva, Gassem e Sidney; Derval, Serginho (Itamar); Osmair, Mirandinha, Cesar Paulista e Cide (Veneza).
Flamengo: Cantarele, Leandro Silva, Márcio Rossini, Rogério e Leonardo; Marquinhos (Marcelinho), Aílton e Zico (Renato Carioca); Alcindo, Bujica e Zinho.

O BEC enfrentou o Flamengo em outros dois amistosos em Blumenau. O primeiro ocorreu antes do enfrentamento na Copa do Brasil, em 30 de julho de 1985, com vitória por 1×0 do time catarinense. O segundo amistoso aconteceu em 6 de junho de 1991 e o Flamengo venceu por 1×0, com gol de Djalminha.

Vasco

O time Cruz-Maltino jogou contra o BEC pela primeira vez em 8 de dezembro de 1983. O jogo terminou 4×0 para os cariocas. O segundo jogo aconteceu em 26 de maio de 1991 e o BEC venceu por 2×1. As duas partidas aconteceram em Blumenau.

Em 1983, Roberto Dinamite, maior jogador da história do Vasco, jogou pelo clube em Blumenau. Antes da partida, o ídolo vascaíno andou pela rua XV de Novembro para um encontro com o público.

Fluminense e Botafogo

O BEC enfrentou também os outros dois grandes do Rio de Janeiro, Botafogo e Fluminense, mas apenas em amistosos

Ainda como Palmeiras, em 28 de março de 1947, o Botafogo ganhou o primeiro jogo por 4 a 1. Já como Blumenau, os outros jogos aconteceram em 26 de julho de 1981, 2 de junho de 1991 e 6 de abril de 1995. Nos três jogos o clube carioca venceu, por 1 a 0, 3 a 2 e 2 a 0 respectivamente.

Contra o Fluminense houveram dois confrontos, em 6 de dezembro de 1981 e 10 de dezembro de 1987. O primeiro jogo ficou 0x0 e o segundo 2×1 para o tricolor carioca. As duas partidas aconteceram em Blumenau.

A volta do BEC

Em 2013, o clube voltou a participar de competições. Disputou a Série C do Campeonato Catarinense e foi campeão do returno, contra o Internacional de Lages. Na final, novamente contra o time de Lages, o BEC acabou perdendo, mas subiu para a Série B.

No ano seguinte, a equipe ficou na sexta colocação da Série B do Catarinense, apenas se mantendo no campeonato.

Em 2015, o BEC acabou fechando as portas por conta de problemas administrativos e financeiros. No ano, o clube tinha perdido 9 pontos na Série B do Catarinense por escalar nove jogadores de forma irregular.

O clube voltou em 2017 e foi campeão da Série C do Catarinense sem perder nenhum jogo. Em 2018, o time apenas se manteve na Série B.

Centenário

No ano do centenário do Blumenau Esporte Clube, em 2019, o clube foi rebaixado para a Série C novamente. A equipe disputou a competição somente em 2021 e foi campeão em cima do Caravaggio.

Neste ano, o clube se encontra na 7ª posição da Série B do Catarinense e busca os dias de glória, como na década de 80.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo