Moradores da Velha Central são afetados por enxurradas

Chuvas dessa segunda acumularam 20 centímetros de água em uma casa na rua Frederico Gielow

Moradores da Velha Central são afetados por enxurradas

Chuvas dessa segunda acumularam 20 centímetros de água em uma casa na rua Frederico Gielow

Alice Kienen

Moradores da rua Frederico Gielow, na Velha Central, foram afetados por enxurradas pela segunda semana consecutiva. De acordo com o relato da população, as três casas que ficam no início da via são constantemente atingidas pelas chuvas.

Segundo a Defesa Civil, seis ocorrências foram registradas somente nesta segunda-feira, 11, em Blumenau.

Em um vídeo feito por Eduardo Oldenburg é possível observar a altura que a água alcança. Segundo ele, em alguns pontos da rua os moradores ficam submersos até a cintura. A população alega que a situação se repete todas as vezes em que chove muito no bairro.

Alexandre Minella mediu mais de 20 centímetros de água dentro de sua residência nesta segunda. Como é possível observar no vídeo abaixo, feito pelo vizinho Ederson Conzatti, boa parte dos móveis foram afetados pelas chuvas.

Segundo Alexandre, é comum que as chuvas de fim de tarde acumulem entre dez e 15 centímetros de água dentro do imóvel dele. Ele mora na casa mais baixa da rua, o que faz com que ele tenha os maiores prejuízos.

De acordo com os registros do AlertaBlu, a região da Velha Central recebeu quase 40 milímetros de água na noite desta segunda. Os canos existentes na rua não comportam um grande volume de água, o que faz com que a população seja vítima de enxurradas em chuvas muito intensas.

Posição da prefeitura

A Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) confirmou que o problema é o mesmo apontado pelos moradores, tubulação insuficiente. Apesar de as bocas de lobo terem sido desentupidas na última sexta-feira, 8, a manutenção não resolve o problema que constantemente afeta os moradores.

O diretor de Manutenção de Bairros do Seurb, Ricardo da Silva, declarou que futuramente a tubulação da via deve ser substituída, porém ainda não existe um prazo para que essa obra seja feita. Segundo ele, outros projetos são prioridade no momento.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo