O dia 31 de julho marcou as comemorações de 25 anos do Banco de Leite Humano (BLH) de Blumenau. Nessas duas décadas e meia, mais de 41 mil atendimentos foram realizados, quase 15 mil mães foram doadoras, 18.825 recém-nascidos beneficiados e mais de 35 mil litros de leite humano doados. Para comemorar a data, Elisabeth Kuehn de Souza e Tarcísio Lins Arcoverde, os colaboradores responsáveis pela criação do espaço, foram homenageados, bem como, os atuais servidores do BLH. O evento de reconhecimento aconteceu na última segunda-feira, dia 31, no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau.

Cristiana Menezes, atual coordenadora do Banco de Leite Humano de Blumenau, agradece a todas as pessoas que passaram pela unidade, desde colaboradores a doadoras. “Nesses 25 anos conseguimos evoluir em muitas frentes e os números do período mostram que conseguimos realizar o nosso trabalho com maestria. Por isso, esse aniversário é de comemoração e homenagem às pessoas que fizeram o espaço ser reconhecido nacionalmente”, comenta.

O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que a doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais. “O leite materno também proporciona um desenvolvimento mais saudável por toda a vida. Por isso, o meu muito obrigado a todos que contribuíram para que o espaço se tornasse a referência que é hoje”, declara.

Certificado Padrão Ouro

O Banco de Leite Humano de Blumenau possui certificado padrão ouro pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (REDEBLH), órgão ligado à Fundação Oswaldo Cruz. O certificado é entregue como reconhecimento ao rigoroso controle de qualidade pelo qual passa o leite antes de ser encaminhado aos bebês que necessitam. As normas seguidas são as da Rede BLH, juntamente com as orientações da Anvisa.

Quero ser doadora

Para se tornar uma doadora, a mulher deve entrar em contato com o Banco de Leite Humano (BLH) de Blumenau de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para quem preferir o atendimento pelo Whatsapp, o contato é o (47) 3381-7570. Após o cadastro, a equipe do Banco de Leite agenda uma visita na casa da doadora para passar as instruções sobre o processo de extração.

“O leite materno doado contribui com a saúde e o desenvolvimento, sobretudo dos bebês prematuros. Além disso, a produção de leite humano obedece à lei da demanda, ou seja, quanto mais leite é retirado (para doação ou sugado pelo bebê), mais é produzido”, comenta a coordenadora do espaço.

Maria Regina de Souza Soar, prefeita interina do município, compartilhou sua história como filha mais nova de 16 irmãos. “Fui amamentada até os seis anos de idade, então, eu sei da importância desse período para o crescimento da criança, já que o leite materno é rico em anticorpos, que protegem os bebês de diversas doenças. Também tive a oportunidade e o privilégio de amamentar o meu filho e me recordo com muito amor e carinho desse momento de interação”, enfatiza Maria Regina.

Atendimento integrado

O serviço prestado pelo BLH vai além da doação de leite. A estrutura conta com enfermeiras, técnicas de enfermagem, médica-pediatra, psicóloga, odontopediatra, farmacêutica bioquímica e agente administrativo, oferecendo atendimento integrado, justamente no período em que as mães estão com muitas dúvidas em relação aos cuidados com a criança. A unidade oferece também formação em aleitamento materno para profissionais da saúde e palestras em empresas privadas, unidades da rede pública e creches.

O BLH fica localizado na sala 12 do Centro de Saúde Rosania Pereira Machado, na Rua Dois de Setembro, 1.212, bairro Itoupava Norte.

Números do BLH no último ano

  • Atendimentos: 5.677
  • Doadoras: 994
  • Volume de leite em litros – doado pelas mães: 1.835
    distribuído aos hospitais: 2.404
  • Recém-nascidos beneficiados: 1.524