Erich Thun, dono do antigo Bar da Chave de Blumenau, agora vive o rock na Alemanha

DJ alemão relembra os momentos e amizades que conseguiu na cidade durante os anos 80

O alemão Erich Thun foi o dono de vários estabelecimentos de Blumenau, sempre movimentando o cenário do rock’n roll em noites com muita festa e música. Seu principal empreendimento foi o Rock Bühne Key Club, conhecido como Bar da Chave, localizado na rua das Palmeiras durante os anos de 1980.

Ainda jovem, Erich era DJ na Alemanha, até que decidiu vir de navio ao Brasil para abrir um bar no Rio de Janeiro. Coincidentemente ele estava jantando com um blumenauense e foi aconselhado a ir para a região sul do país. Hospedado no hotel Baviera, rua 7 de Setembro, em apenas três dias na cidade ele decidiu alugar o térreo para seu primeiro bar no Brasil.

Durante as noites na cidade, ele abria o bar para visitantes que quisessem ouvir uma boa música e se jogarem nas festas. Muitas comemorações foram feitas nos vários estabelecimentos que passaram pela iniciativa do alemão.

Erich foi dono de lugares como o Cabaret, Dr. Rock, Bistro Borsalino, Fuffi Picarras, Joy Vips Club e o próprio Rock Bühne Key Club, primeiramente na rua Duque de Caxias e em sequência na rua das Palmeiras.

O alemão também comentou que o Joy Vips foi o mais famoso deles, mas que o Rock Bühne “foi maravilhoso, era luxo”.

As chaves do Rock Bühne Key Club

O lugar tinha espaço para a festa e a dança, além de um curioso fato: algumas pessoas tinham a chave do local, elas eram consideradas VIPs e não precisavam esperar na fila para entrar.

Foto: Arquivo pessoal

Amizades da cidade

Muitas pessoas importantes passaram pelo seus bares. Susan Liesenberg é jornalista e amiga de Erich, e comentou um pouco sobre o DJ e empresário.

“O bar do Erich era o grito – grito mesmo, como ele gostava de dar, e bem estridentes – de liberdade em Blumenau. Lá as pessoas exorcizavam seus demônios, realizavam as suas fantasias e viviam momentos inesquecíveis de festa, dança, alegria, encontros, amores, amizades, entregas, uma verdadeira catarse”.

Dentre suas amizades da cidade, Priscila Figurski foi uma das mais importantes. Com nome artístico de Campary Joy, tinha uma banda e conheceu o Erich através de um show em um de seus bares. O alemão ainda reserva um espaço especial para a cantora no seu bar na Alemanha que possui hoje em dia.

Foto: Erich Thun

Campary Joy, também relembra dos momentos e importâncias que ambos tiveram na vida um do outro.

Foto: Priscila Figurski (Campary Joy)

“Conheci o Erich quando fui com a cara e a coragem conhecer o bar dele para fazer uma festa. A partir daí passei a frequentar o espaço, ganhei a chave, fui atendente do bar, toquei lá com a minha banda, fiz algumas outras festas, briguei com ele várias vezes (quem nunca?) e sempre senti o ‘Bar do Erich’ como se fosse a minha casa. Quando passo lá na frente ainda sempre olho e buzino. O Erich foi fundamental para a construção da minha identidade (na noite e na vida). O resto é lenda.”

Foto: Priscila Figurski (Campary Joy)

Por onde anda Erich

O alemão voltou ao país de origem por questões pessoais. Atualmente, ele tem um estabelecimento em uma cidade chamada Bad Driburg, com o nome de Babalu. Ele não perdeu a essência, muito menos esqueceu da cidade. Em entrevista ele comentou que se pudesse voltar a Blumenau, gostaria de ficar aqui. Nem seu estilo e nem seu bar perderam o rock dos anos dourados.

Foto: Erich Thun

Confira algumas fotos do bar de Erich em Bad Driburg, Alemanha

Foto: Erich Thun

 

Foto: Erich Thun
Foto: Erich Thun

 

Foto: Erich Thun. Quadro pendurado no seu bar na Alemanha


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo