A partir do próximo ano, a Escola Barão – reconhecida pela vanguarda na formação linguística de seus alunos ao contar com modelo bilíngue desde 2016 – passará a oferecer a Barão Internacional. Isso significa, na prática, que os estudantes do Ensino Bilíngue, irão estudar de acordo com uma metodologia de padrões internacionais, projetada e avaliada por professores no exterior.

Essa transformação será possível devido a uma parceria firmada em maio entre a Escola Barão e a Brigham Young University (BYU), localizada em Provo, estado de Utah, nos Estados Unidos. Professores da universidade, que é a segunda maior entre as instituições particulares do país norte-americano, irão colaborar, inclusive, com a correção e avaliação de alunos da Escola Barão.

Segundo a coordenadora da Barão Internacional e línguas estrangeiras, Denise Voltolini, o processo de formação dos professores da unidade já teve início em maio. “Todos os nossos professores estão sendo preparados, em fase de compreensão desta metodologia, e no fim do ano eles terão mais uma formação presencial da BYU”.

Nas próximas semanas, a Brigham Young University realizará um teste de nivelamento do inglês com alunos a partir do quinto ano para compreender o estágio de assimilação da língua.

O modelo de ensino adotado é chamado de STEAM, integrando conhecimentos de ciência, tecnologia, artes e matemática

Escola Bilíngue x Escola Internacional

Desde 2016, a Escola Barão assumiu pioneirismo ao apostar no modelo bilíngue. Nele, os estudantes não aprendem o inglês somente na disciplina específica da língua, mas sim fazem o uso do idioma nas mais diferentes aulas – como ciências, matemática e geografia, por exemplo. Desta forma, o inglês é absorvido de maneira ampla, e estes estudantes obtém uma formação completa e preparada inclusive para o mercado de trabalho, que exige cada vez mais o domínio de uma segunda língua.

Já uma Escola Internacional conta com uma verdadeira imersão na cultura, tendo vínculos mais profundos. Na parceria com a Brigham, o modelo educacional adotado é chamado de STEAM, que quer dizer em Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática). O modelo STEAM prevê a integração destes conhecimentos, dando uma preparação ao estudante não somente para os desafios da universidade ou do mercado de trabalho, mas também para o seu dia a dia como cidadão, membro de uma comunidade.

Agora, novamente a Escola Barão se posiciona na vanguarda da formação linguística e humanizada de seus estudantes. “Um dos principais objetivos da Barão é formar cidadãos para o mundo, dentro de um projeto construtivo e humanista. Sempre buscamos fortalecer o currículo destes alunos, proporcionando certificações internacionais que serão importantes para eles no futuro”, explica o professor Marcos da Silva, diretor da Escola Barão.

Um dos exemplos desta formação que vislumbra o futuro é que os alunos que participarem da Barão Internacional receberão certificação internacional já no ensino fundamental, ampliando ainda mais as possibilidades de trabalho, bolsas de estudos internacionais e preparação para o mundo ao seu redor.

O objetivo da Barão Internacional é formar cidadãos para o mundo, oportunizando que os estudantes conquistem as melhores oportunidades

Matrículas abertas

As matrículas já estão abertas para a Barão Internacional em 2023. Alunos desde a Educação Infantil até o sétimo ano poderão integrar esta nova proposta no próximo ano. A partir dos anos seguintes, a formação sempre será estendida, até contemplar todas as turmas da Barão dentro do mesmo projeto.

Escola Barão do Rio Branco

Endereço: R. Nereu Ramos, 220 – Centro, Blumenau
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h
Telefone: (47) 3322-6133