Na educação infantil da Escola Barão, que engloba estudantes dos 4 meses até os 5 anos, cada interação com as crianças integra muito aprendizado. O currículo abrange seis campos de experiência, desenvolvidos por unidades temáticas.
“Os campos de experiência são como as disciplinas, as áreas do conhecimento. Pensamos neles em diferentes linguagens e como integrar nas ações do dia a dia, pois para fazer sentido é preciso ter a criança ativa na ação, no fazer, experienciar, experimentar, tocar, movimentar, sentir”, explica a coordenadora da Educação Infantil, Sônia Meri Roders.
Campos de experiência
Escuta, fala, pensamento e imaginação:
Neste campo, a linguagem oral ganha destaque: ampliação de vocabulário, histórias infantis, diálogos, narrativas, muita leitura.
Corpo, gestos e movimentos:
Da coordenação motora ampla à fina, muitas funções e sensações são exploradas. “As crianças da educação infantil são puro movimento, percebem e aprendem pelas práticas com o corpo. Tudo que for planejado passa pelo corpo, levando ela a vivenciar muito”, detalha a coordenadora.
O Eu, o outro e o nós:
Contempla o autoconhecimento e as relações com os amigos. Incentiva as ações coletivas, a diversidade e as competências socioemocionais.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:
Neste, as habilidades relacionadas à lógica matemática. “A criança compreende conceitos fundamentais desde muito pequena: grande e pequeno, maior e menor, largo e estreito, fino e grosso, cheio, vazio e metade… para então chegar no reconhecimento e na escrita dos números e quantidades através de vivências”, conta.
Mundo natural e social:
As questões ligadas ao meio ambiente, a natureza e os animais, e também a relação com a sociedade, incluindo família e comunidade, são exploradas.
Traços, sons, cores e formas:
Muita expressão pelas linguagens da arte, no teatro, na música, na dança e pelas artes visuais.
Unidades temáticas
Ao longo do ano são explorados diferentes temas do universo infantil para cada grupo etário: as Unidades temáticas. Nestes, pesquisas, estudos, experiências, brincadeiras e muitas interações, planejados coletivamente e envolvendo os campos de experiência já citados.
“Já tivemos o ‘De Onde Vem’, que trouxe curiosidades das invenções para as crianças; ‘Espelho, espelho Meu, quem sou eu?’ para explorar o corpo e a identidade de cada criança; ‘Quem mora no jardim’, com a exploração dos insetos, pássaros e outros animais pequenos encontrados no jardim”, exemplifica a coordenadora.
Projetos institucionais
A educação infantil também conta com projetos institucionais, como o Contar e Encantar, que envolve desde os bebês até as turmas maiores. Neste projeto, a contação de histórias tem destaque principal e contribui para enriquecer o repertório cultural.
“Sabemos da importância de ouvir e contar histórias para as crianças, desde bem pequenas. Este hábito é valioso e encanta as crianças para os diferentes enredos”, comenta.
Nas turmas de 3, 4 e 5 anos, mais um projeto institucional integra o currículo, o Criança Cientista. Neste, a participação de um professor biólogo que, juntamente com as professoras regentes, planejam e executam experiências do Mundo natural.
“Toda criança é curiosa e gosta de investigar. Neste projeto elas podem criar hipóteses e comprovar suas ideias através da experiência, que encanta e ensina”, ressalta a coordenadora.