Escuta, fala, pensamento e imaginação:
Neste campo, a linguagem oral ganha destaque: ampliação de vocabulário, histórias infantis, diálogos, narrativas, muita leitura.
Corpo, gestos e movimentos:
Da coordenação motora ampla à fina, muitas funções e sensações são exploradas. “As crianças da educação infantil são puro movimento, percebem e aprendem pelas práticas com o corpo. Tudo que for planejado passa pelo corpo, levando ela a vivenciar muito”, detalha a coordenadora.
O Eu, o outro e o nós:
Contempla o autoconhecimento e as relações com os amigos. Incentiva as ações coletivas, a diversidade e as competências socioemocionais.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:
Neste, as habilidades relacionadas à lógica matemática. “A criança compreende conceitos fundamentais desde muito pequena: grande e pequeno, maior e menor, largo e estreito, fino e grosso, cheio, vazio e metade… para então chegar no reconhecimento e na escrita dos números e quantidades através de vivências”, conta.
Mundo natural e social:
As questões ligadas ao meio ambiente, a natureza e os animais, e também a relação com a sociedade, incluindo família e comunidade, são exploradas.
Traços, sons, cores e formas:
Muita expressão pelas linguagens da arte, no teatro, na música, na dança e pelas artes visuais.