Atenta às necessidades e prioridades de cada estudante e família, a Escola Barão conta com três formas de entrada. O ingresso no Ensino Fundamental I é um momento de transformação na vida das crianças, portanto, cada uma tem seu momento respeitado e suas habilidades destacadas pelo exclusivo programa Learning Centers Barão.
“O primeiro ano escolar do Ensino Fundamental é uma grande descoberta. A aprendizagem se desenvolve ao longo da vida, mas temos um olhar especial para esse primeiro ano. Recebemos alunos de diversas escolas que chegam com conhecimentos diferentes. Respeitamos a individualidade de cada um”, comenta a coordenadora do Ensino Fundamental I, Angela Monique Luciani.
Formas de entrada na Barão
Além do ensino regular, com turmas no período matutino e vespertino, a Escola Barão também conta com o Barão Plus, que tem a jornada estendida, e a Barão Internacional, que traz a educação integral bilíngue.
No Barão Plus, os estudantes recebem orientação de estudos e tarefas durante o contraturno. Além de terem acesso a práticas lúdicas como vivências corporais por meio de jogos e brincadeiras, participam de projetos voltados a dinâmicas como arte maker, aprendizagem criativa e clube de ciências. Professores especializados trazem o aprendizado em um formato fora da sala de aula, com dinâmicas para que as crianças se conectem com o ensino. Recentemente, a escola passou a contar também com o contraturno matutino, atendendo aos diferentes perfis e necessidades de cada família.
Além disso, independentemente da carga curricular, os estudantes têm acesso a diversos projetos e eventos, tais como práticas de ciências, percurso formativo de arte, aulas de alemão, olimpíadas de conhecimento, desafios de robótica e gincanas de integração. E claro, utilizam o material didático da Bernoulli, uma das melhores do Brasil, com uma plataforma gamificada para a geração tecnológica.
Processo de alfabetização
Com o Programa Learning Centers, a Escola Barão realiza uma avaliação diagnóstica de cada estudante para entender quais habilidades já estão desenvolvidas e quais podem ser potencializadas. Os estudantes são organizados em times de aprendizagem, o que promove o desenvolvimento e a socialização.
O Programa tem na sua essência o compromisso de atender às especificidades que existem nesta etapa da vida escolar, objetivando mobilizar a participação efetiva dos alunos na construção e na aplicabilidade de seus aprendizados relativos à alfabetização. As estratégias do programa buscam valorizar as potencialidades de cada fase do processo de alfabetização, a transdisciplinaridade, as metodologias ativas e as características individuais de cada estudante. Com isso, pretende-se fazer do processo de ler e escrever algo efetivo, para que os envolvidos aprendam melhor e de maneira significativa, sempre com um olhar atento para as competências socioemocionais das crianças. Aprendendo a gerenciar conflitos, socializar e desenvolver um ser integral, reforça Angela.
Contando com uma equipe multidisciplinar de profissionais e professores qualificados, a Escola Barão acolhe os estudantes em um ambiente que nutre o saber e o crescimento pessoal, pois o estudante é o centro de todas as decisões e nesta etapa de vida é essencial criar memórias e construir laços para a vida.