Em Blumenau, a Escola Barão do Rio Branco oferece um ensino pensado para todas as idades da educação infantil que respeita e estimula as capacidades de cada criança.
Com turmas a partir dos 4 meses até os 5 anos, as crianças recebem o acolhimento necessário para a idade, mas também participam de um currículo que inclui diferentes aprendizagens.
“Nós sabemos que cada criança já possui diferentes competências, não apenas virão a ser alguém quando maiores e é preciso considerar isso. A cada grupo etário há um plano de ensino específico, e com ele a intencionalidade do professor(a) no planejamento das propostas acontece. A criança desenvolve habilidades através de experiências e explorações, mas sem deixar de lado o acolhimento para que ela se sinta segura. Afinal, esses vínculos afetivos e o respeito às emoções são importantes para o processo do aprender a aprender”, explica a coordenadora da Educação Infantil, Sônia Meri Roders.
Aprender brincando
Atualmente, a Escola Barão conta com duas unidades de Educação Infantil, localizadas no Centro e no bairro Victor Konder, na rua Timbó. Durante as ações a criança têm o direito de se expressar, de participar das atividades e das decisões, de conviver com as professoras e com os colegas e, é claro, de brincar muito.
“A educação infantil precisa ser permeada pela brincadeira e por muitas interações, com diferentes experiências sensoriais. Aqui falamos da brincadeira que é planejada pelo adulto/professor e também da brincadeira que é autoorganizada pela criança. Ambas com propósitos pensadas para seu desenvolvimento”, ressalta a coordenadora.
Ainda no currículo, há aulas de musicalização, educação física e idiomas para que eles exercitem o cérebro e o corpo. Em diversos espaços de interação como horta, deck, parques e gramado da escola, eles conhecem e experimentam novas possibilidades de aprender. Exploram diferentes objetos e materiais com texturas, temperaturas, sons e sabores. Cada momento, como um piquenique, é uma oportunidade de conhecer novas frutas, sabores e aprender algo novo.
“Aqui eles podem tirar os calçados e colocar o pé na terra, na areia, no gramado, no tatame, nas pedras. Mexer com água, produzir lama! Os estudos da neurociência comprovam a eficácia de trabalhar todos os sentidos para que essa nova aprendizagem seja significativa. Nosso espaço também permite que eles andem de bicicleta e desenvolvam o equilíbrio”, exemplifica Sônia.