Escola de Blumenau conquista classificação e representará estado na Olimpíada Brasileira de Geografia
Somente uma escola privada por estado se classificou para a final
Na última semana foram divulgados os resultados da Olimpíada GeoBrasil 2022. Na ocasião, ocorreram as competições da 7ª Olimpíada Brasileira de Geografia e da 5ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra.
Ao total, foram 112 equipes inscritas. Delas, 11 ganharam medalha de ouro, 17 de prata e 28 de bronze. Das 112, 56 equipes foram premiadas. A nota da primeira equipe premiada com ouro foi 70.33, já a última premiada com bronze foi 48.63.
Os professores responsáveis pelo projeto e a instrução dos alunos são Ana Carla Zultanski e Silvio Macagnan.
Premiações
Entre as escolas com as melhores posições, está o Sesi Blumenau II. A equipe Sirius, que foi a melhor entre as instituições privadas, vai representar Santa Catarina na etapa nacional da disputa.
A professora de história e geografia do Sesi Blumenau II, e responsável pelas equipes medalhistas, comenta a euforia das boas colocações da instituição.
“Recebemos o resultado das duas fases anteriores e ainda estamos eufóricos. Nossa unidade do ensino médio, das 12 equipes inscritas, 11 foram medalhistas. Foram seis medalhas de ouro. Somente uma escola privada por estado irá para a final e nossa escola foi a que obteve maior pontuação do estado, com a equipe Sirius. O time é composto pelas irmãs Ana Luiza e Maria Carolina Gerber e a Melissa Yasmin Bento”, relata.
“Ainda estamos nos organizando para receber as certificações, entregar as medalhas para os estudantes e organizar uma rotina grande de estudos para a equipe finalista. Esse time terá um grande desafio até novembro”, complementa.
Time
A equipe Sirius, que passou para a final, é formada por três estudantes que, segundo a professora, são muito dedicadas.
“Já estamos dialogando sobre os desafios para essa final, pois além das provas escritas, teremos o desafio de elaborar um projeto e ainda uma atividade de campo. A atividade será provavelmente relacionada à cartografia e às ciências da terra. Elas são muito disciplinadas, então sei que iremos estudar muito nos próximos meses”, conclui Ana.
Competição
As provas foram divididas em duas fases: primeira fase de 8 a 15 de agosto e a segunda fase de 22 a 26 de agosto.
Os resultados foram divulgados pela Unifal, universidade organizadora, no dia 12 de setembro. A etapa final, será presencial dos dias 24 à 27 de novembro.
Segundo Juliana Alves, coordenadora e supervisora do Ensino Médio da instituição, a equipe vencedora já vem se destacando em outras participações, trazendo enorme orgulho à comunidade escolar.
“Estamos muito felizes com o desempenho dos nossos estudantes na olimpíada ONG. Em 2022, junto com os nossos estudantes, aceitamos participar de quase todas as olimpíadas do Brasil. A nossa escola é uma escola de muitas escolhas, possibilitando a vivência com as metodologias ativas e o protagonismo dos nossos estudantes”, comenta a coordenadora.
Em Santa Catarina foram 112 equipes inscritas. Somente duas escolas por estado, de acordo com as regras, classificaram para a final nacional, uma escola pública e uma escola privada.
– Assista agora:
Casarão de Willy Sievert conta com detalhes projetados a mão pelo empresário blumenauense