Escola de Blumenau conquista medalha na Olimpíada Brasileira de Geografia em São Paulo

Evento foi realizado no Instituto de Geociências da Unicamp, Campinas (SP)

Nos dias 24, 25 e 26 de novembro deste ano foram realizadas as atividades e provas teóricas e práticas da 5ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra e da 7ª Olimpíada Brasileira de Geografia. O evento foi realizado no Instituto de Geociências da Unicamp, Campinas (SP).

A equipe Sirius de Blumenau, compostas pelas estudantes Ana Luiza Gerber, do primeiro ano do Ensino Médio STEAM, Maria Carolina Gerber, do segundo ano STEAM, e Melissa Yasmin Bento, do segundo ano de Desenvolvimento de Sistemas, foram as campeãs da etapa estadual e representaram Santa Catarina em São Paulo.

Ana Carla Zultanski, professora de história e geografia do Sesi Blumenau II e responsável pelas equipes medalhistas, comenta a euforia das boas colocações da instituição.

“A estudante Ana Luzia Gerber foi premiada com medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra e medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Geografia.
Para além da premiação, nossas alunas já eram vitoriosas por poder participar, conviver e trocar experiências com as escolas de ensino fundamental e médio, professores universitários e principalmente, conhecer a Unicamp, uma das melhores universidades do Brasil”.

Provas

As provas teóricas abordaram questões relacionadas à geografia física (clima, relevo, hidrografia, meio ambiente, cartografia, etc. Foram duas provas teóricas.

As estudantes também participaram de uma prova de proficiência na língua inglesa, prova esta que será classificatória para a etapa da Olimpíada Internacional de Geografia (IGEO) que acontecerá na Indonésia, no ano de 2023. Os resultados desta prova serão divulgados em fevereiro do ano que vem.

Já as provas práticas consistiram em análise de minerais, mineralogia e química, cartografia e análise de fotos aéreas e questões relacionadas com a atualidade dos problemas ambientais no Brasil.

“Nossas alunas estudaram muito desde que foram classificadas para a final presencial em Campinas. Organizamos extensas listas de exercícios, fizemos saída a campo no laboratório de geologia da Furb (o que foi muito importante e garantiu aprofundamento dos conceitos, que foram abordados na olimpíada). Elas estudaram muitos textos sobre geografia, geologia e ciências da terra. Fizeram um bom aprofundamento”, complementou a professora.

Divulgação

– Assista agora:
Joanna Tomio conta como emagreceu e se tornou referência no assunto

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo