Já imaginou completar o ensino fundamental com certificado internacional, intercâmbio em uma escola canadense e experiência no idioma em todas as áreas de ensino? Essa é a proposta da Barão Internacional, o programa da escola blumenauense que foi pioneira no ensino bilíngue e agora oferece a oportunidade internacional mais completa do mercado.

Na Barão Internacional, o aprendizado da língua inglesa está inserido tanto na área linguística, para domínio do idioma, quanto nas áreas esportiva, cultural e artística. Dessa forma, o estudante não apenas aprende inglês, mas absorve outros conhecimentos a partir dele.
“Quando o estudante entra no 1º ano da Barão Internacional, ele é alfabetizado a partir do método fônico. E a partir daí são várias vivências na língua inglesa. Já no sexto ano, quando ingressam no Middle School, adotam uma linguagem mais acadêmica. No sexto ano, por exemplo, nossos estudantes já estudam física e química em inglês. São conteúdos que na grade brasileira, são trabalhados apenas a partir do nono ano”, ressalta Denise Voltolini, coordenadora da Barão Internacional.
A proposta da Barão Internacional é ofertar um ensino integral aliado ao bilíngue. Dessa forma, o estudante passa o dia todo na escola mesclando a grade curricular padrão com novos aprendizados no idioma inglês.

“Eles também têm aulas de espanhol e alemão. Ou seja, o estudante tem a oportunidade de ter fluência em vários idiomas. Mas inserimos o inglês em várias práticas, como aulas de música, teatro, dança e esportes. Assim formamos ele academicamente e culturalmente de forma natural”, enfatiza a coordenadora.

A Barão também oferta exames de proficiência para os três idiomas, possibilitando que os estudantes aproveitem os aprendizados em todo o mundo. Os testes aplicados são o TOEFL (inglês), FIT (alemão) e DELE (espanhol).

Parceria internacional

O ensino internacional é possível graças à parceria da escola Barão do Rio Branco com a Brigham Young University (BYU), que realiza o nivelamento dos alunos. Os professores contratados também são fluentes, mas especialistas na área de ensino na qual atuam.

“Diferente do que muita gente imagina, a proposta não é traduzir o que eles já aprenderam. A ideia é ampliar o conhecimento em um novo idioma. Um exemplo são os estudantes do 3º ano, que realizaram os seus estudos sobre o ciclo da água em inglês, sem necessariamente trabalhar o mesmo tema em português”, explica Denise.
Segundo a coordenadora, os estudantes são tão imersos no idioma que mesmo nos corredores acabam se comunicando em inglês. Para ela, isso vai além do aprendizado do idioma, já que fomenta novos assuntos e experiências.

“A neurociência já explica que o cérebro de uma pessoa bilíngue é muito mais estimulado. Além disso, eles acabam tendo mais aulas do mesmo tema e aprendendo mais assuntos. Os professores também incluem muitas experiências e vivências nas aulas”, complementa.

Intercâmbio

Durante o nono ano, os estudantes têm a oportunidade de passar um mês estudando em uma escola canadense. Por isso o aprendizado durante todo o ensino fundamental garante um alto nível de compreensão e comunicação em inglês.

” Mensalmente são realizadas provas a fim de conquistar o certificado internacional no final do ano. Não é um teste de língua, e sim um exame acadêmico que avalia as disciplinas da grade. Não queríamos esperar até o ensino médio para que os nossos estudantes recebessem o certificado internacional. Eles já obtêm o primeiro certificado no ensino fundamental”, explica a coordenadora.

Escola Barão do Rio Branco

Endereço: R. Nereu Ramos, 220 – Centro, Blumenau

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h

Telefone: (47) 3322-6133