Escola em tempo integral e fim das filas em creche: as propostas dos candidatos para educação em Blumenau

O Município Blumenau listou as propostas inseridas nos planos de governo

Todos os 12 candidatos e candidatas à Prefeitura de Blumenau possuem um plano de governo elencando propostas para as principais vertentes do município (saúde, educação, mobilidade urbana e etc). Nesta reportagem você acompanha os projetos que cada um possui para a educação.

Como as propostas são extensas, a reportagem não incluiu itens que não estão claros de como serão colocados em prática, como por exemplo “melhorar a educação”. Algumas afirmações como “valorizar, garantir, fortalecer, estimular, incentivar e etc.”, também foram retiradas por serem vagas.

Ana Paula Lima (PT)

Nosso grande compromisso é eliminar o déficit de vagas na educação de zero a cinco anos, atendendo plenamente a atual demanda. Criar escolas de educação em tempo integral, aperfeiçoar a carreira do magistério e readequar os espaços físicos das escolas e Centros de Educação Infantis – CEI´s aos novos desafios sociais, econômicos e ambientais, além de possibilitar aos educadores e alunos o acesso às novas tecnologias. A construção de uma escola cidadã não somente para conhecimentos mas para a formação da cidadania, solidária e democracia. Envolver a escola com a cidade.

Qualificar o tempo de permanência do estudante na escola, ampliando a jornada escolar de forma gradativa, de acordo com critérios pré-estabelecidos e debatidos com a comunidade escolar. Elaborar, neste sentido, um currículo único que contribua para o processo de educação integral.

Valorizar o Magistério Municipal com a garantia da Formação Continuada e melhoria das condições de trabalho com a revisão do Plano de Carreira.

Ampliar a capacidade de acolhimento de alunos com deficiência e assegurar a qualidade no atendimento e do seu potencial cognitivo, emocional e social, visando a autonomia.

Criar políticas voltadas aos adolescentes que estão fora da escola, buscando a inclusão dos mesmos, com qualidade social, considerando estes sujeitos em sua especificidade geracional.

Desenvolver políticas para superar as distorções de idade ano dos sujeitos no ensino fundamental.

Implementar uma política de educação de jovens e adultos com base nos saberes e trajetórias de vida, na cultura, na cidadania, respeitando tempos, locais e características dos estudantes.

Fortalecer os projetos e programas que garantam inclusão e acessibilidade aos estudantes.

Requalificar o ambiente escolar e os espaços de aprendizagem considerando as áreas do conhecimento da arte, das letras, das ciências, com bibliotecas e salas de leitura, e a inserção das tecnologias digitais que favoreçam os processos de ensinar e aprender.

Atualizar permanentemente os equipamentos e programas das salas informatizadas existentes em todas as escolas municipais, garantindo a continuidade da universalização do acesso às tecnologias de informação e comunicação a todos os estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.

Assegurar alimentação escolar com produtos provenientes de agricultores locais, priorizando a agricultura familiar, alimentação escolar saudável em cumprimento à Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009.

Estabelecer parcerias com as instituições de ensino superior que formam professores para educação básica no sentido de fortalecer o estágio como campo de atuação que contribua para melhoria da qualidade das escolas da rede bem como da formação do licenciando. Quadras esportivas abertas para a comunidade. Buscar inovação tecnológica, escola moderna.

Fortalecer o Conselho Municipal de Educação no sentido de sua representatividade e poder decisório.

Criar ambiente virtual com a disponibilização de vídeo aula com novos conteúdos, como empreendedorismo.

Disponibilizar uniforme escolar para todas as crianças do ensino fundamental.

Formação, qualificação digital para os professores.

Hora-atividade para os profissionais da educação.

Reavaliar a terceirização da alimentação escolar.

Atendimento psicológico nos espaços escolares.

Ampliação de vagas em tempo integral para crianças de 4 e 5 anos

Débora Arenhart (Cidadania)

Conhecer as necessidades das unidades de ensino, adequando o plano municipal de educação, que contemple as necessidades, especificidades e decisões das escolas.

Viabilizar uma equipe de suporte e assessoramento Pedagógico para formação continuada dos professores.

Dentro desse tópico, na questão do assessoramento pedagógico, quando se fala em incluir crianças ou adolescentes com alguma necessidade especial, que demanda um maior preparo do profissional que o atende no âmbito escolar.

Ofertar equipes docentes para reforço de aprendizagem escolar.

Otimizar o acesso a creches e maternais, através da construção de novas unidades e/ou compra de vagas no setor privado.

Criar um serviço que possibilite revitalizar os espaços de inclusão.

Ampliar a oferta de atividades para o desenvolvimento intelectual, artístico, esportivo e cultural.

Revitalizar as bibliotecas existentes nas escolas para estimulação à leitura e pesquisa.

Garantir a qualidade e a variedade dos alimentos da merenda escolar.

Viabilizar contra turno escolar com oficinas e reforço escolar no ensino fundamental e médio, implementando um sistema de permanência na escola em tempo integral, dando oportunidades, ampliando o atendimento e com muita condição de proteger a criança e o adolescente, para que sua mãe possa trabalhar tranquila, e melhor, sabendo que seu filho está seguro, alimentado.

  • O Município Blumenau analisa: Ao citar o ensino médio, a candidata comete um equívoco, já que a gerência e viabilização de projetos para o Ensino Médio é de responsabilidade do Governo do Estado. O Município só gerencia e é responsável pela Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Fazer parcerias com as instituições universitárias para desenvolver atividades acadêmicas com os graduandos e as escolas.

Buscar junto a Secretaria de Estado ações que possibilitem melhor utilização do espaço físico das escolas Estaduais com atividades voltadas aos alunos.

Incentivo a implantação de escolas técnico-profissionais focadas na vocação do município, com formação técnica de qualidade que insere o adolescente ao mercado de trabalho, possibilitando uma ascensão profissional.

Geórgia Faust (PSOL)

Dotar o CME de orçamento fixo, além de efetivo poder deliberativo em todas as etapas (planejamento, implementação, execução/fiscalização, avaliação).

Fortalecer bibliotecas escolares, implantando o sistema de bibliotecas escolares em rede.

Criar programa de bibliotecas itinerantes, que transitem em todos os bairros e comunidades de Blumenau.

Construir, com participação popular, o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca.

Climatizar todas as salas de aulas, para que não seja insalubre aos estudantes participarem das atividades.

Propor a implementação de salas temáticas e o ensino por tópicos multidisciplinares, remetendo o estudante à prática no estudo, aumentando a motivação, a exemplo do que acontece em países como a Finlândia.

Propor projeto de educação nutricional que atente aos estudantes quanto à diversidade alimentar. Demonstrando todas as opções de fontes protéicas.

Implantar cardápio com opções vegetarianas e veganas em todas as escolas e centros de educação infantil do município.

Promulgar lei municipal que verse sobre atividades de agroecologia, agricultura urbana e permacultura.

Garantir a inclusão de conteúdos e práticas pedagógicas no projeto político-pedagógico das Escolas Públicas municipais sobre as diversas minorias sociais — pessoas com deficiência, idosos, negros, LGBTs, mulheres etc. —, para que a desconstrução dos preconceitos e o reconhecimento dos direitos desta parcela da população comecem desde a primeira formação dos cidadãos.

Ampliar o atendimento das Salas de Recursos Multifuncional da rede municipal para que atenda também os alunos da rede estadual.

Ivan Naatz (PL)

Definir projeto de implantação de pelo menos três “escolas modelo“, de tempo integral, seguindo as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), para que alunos da rede pública do ensino fundamental sejam atendidos e tenham, desde cedo, estimuladas suas vocações profissionais por meio de didáticas específicas e orientadas também neste sentido, além do desenvolvimento global dos estudantes.

Ampliar e qualificar a oferta da educação infantil em período integral para todas as crianças da cidade, zerando a fila de vagas.

Por meio da Secretaria  Municipal de Educação ampliar a aquisição de vagas em creches da rede privada visando reduzir o déficit histórico de vagas que existe na cidade, com uma fila média de espera da ordem de 4 mil crianças, na faixa etária de zero a três anos de idade. A aquisição respeitará a necessidade de zoneamento com a escolha de estabelecimentos mais próximos da área residencial das famílias necessitadas. Este projeto também representará um estímulo para novos investimentos privados na área de acolhimento e educação infantil gerando, por conseguinte, novos empregos e movimentação econômica no setor.

Ampliar e qualificar a oferta de Educação Infantil com prioridade às famílias em situação de maior vulnerabilidade social.

Prover condições adequadas de infraestrutura física e operacional em toda a Rede de Ensino Municipal, incluindo a melhoria da acessibilidade nas escolas e a modernização dos instrumentos pedagógicos e tecnológicos.

Valorizar os professores e os educadores, dando ênfase à formação superior, à formação continuada e à melhoria das condições de trabalho.

Desenvolver a capacidade gerencial dos gestores das Escolas Públicas Municipais, por meio da seleção baseada em critérios de mérito e liderança.

Desenvolver o sistema de avaliação do ensino, visando torná-lo um instrumento efetivo de planejamento, monitoramento e gestão escolar.

Aprimorar os programas de formação e letramento de jovens, fora da idade escolar e de adultos.

Jairo dos Santos (PRTB)

Trabalhar com sistema de voucher para garantir vaga em creche em horário integral pondo fim as conhecidas filas de creche.

Garantir melhores espaços de convivência, atuando em PPP e/ou PP².

Criar pelo menos uma Escola Municipal Cívico Militar.

Implementar o uso de tecnologias pelos alunos e professores na rede pública como um todo.

Fomentar a política da educação de jovens e adultos e a inclusão escolar.

Fomentar a ocupação de cargos na gestão, com gestores com capacidade técnica e vocacional para o exercício da função.

João Natel (PDT)

Respeitar e valorizar os profissionais de educação, referentes ao plano de carreira, remuneração, hora atividade integral, abertura de concursos públicos; contratos temporários pela CLT e com maior duração.

Gestão democrática das escolas públicas da qual partem decisões a respeito de recursos materiais, financeiros e humanos relacionados a qualidade do ensino e aprendizagem.

Instituir junto às Instituições de Ensino Superior parcerias de 50% de bolsas de estudos, para formação de professores, garantindo a gratuidade em toda formação, tendo como contrapartida a atuação supervisionada em estágios na Rede Municipal de Ensino.

Criar programas de formação continuada em serviço, estruturados a partir das demandas das unidades educativas, de forma interdisciplinar, com a participação efetiva dos professores em sua planificação, desenvolvimento e avaliação.

Criar e formar parcerias para Suporte de Inovação aos Professores e Profissionais da Educação, com o objetivo de oportunizar a criação de espaços e projetos inovadores elaborados por professores e profissionais da área para desenvolver as potencialidades, descobrir talentos, que promovam a Educação.

Desenvolver política educacional intersetorial, com programas que integrem a assistência à infância, à adolescência, jovens e adultos, convergindo ações das áreas da Saúde, Assistência Social, Cultura e Lazer, Educação.

Trabalhar na construção de um currículo integrado para a Educação Básica, visando tanto a integração do fluxo curricular como também a transição entre a Educação Infantil, os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Zerar a fila de Educação Infantil (creche e pré-escola, crianças de 0-5 anos); em tempo integral, sem antecipação da escolarização respeitando e direcionando as vagas com proximidade do domicilio ou local de trabalho.

Criar um programa sistêmico de avaliação da qualidade dos ambientes de Educação Infantil, visando subsidiar as formas de atendimento do direito social das crianças e suas famílias a uma educação infantil que respeite os direitos fundamentais das crianças.

Ampliar, gradualmente, o número de vagas em tempo integral no Ensino Fundamental, por meio de projetos de artes, culturas, esporte no contra turno, em especial em regiões da cidade com maior vulnerabilidade socioeconômica.

Dar protagonismo e responsabilidade aos jovens no contraturno escolar com oficinas de linguagem das artes, cultura, esportes em estruturas próprias ou entidades que recebem incentivos públicos, visando a proteção dos 10-14 anos; formação: dos 14-24 anos.

Estabelecer programa de proficiência em língua inglesa ou alemã que vise ao final do ensino fundamental a obtenção do nível intermediário B1 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

Promover atendimento educacional especializado para crianças, adolescentes, jovens e adultos, público da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.

Ampliar e construir parcerias com órgãos de saúde para contemplar, nos centros municipais de atendimento educacional especializado, os atendimentos clínicos, psicológicos e fonoaudiólogos.

Estabelecer o ensino e a difusão da língua brasileiras de sinais (LIBRAS) na Rede Municipal de Ensino.

Aplicação e fortalecimento da Lei 11.645/03 tratando da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena.

Criar o “Programa Equidade na Educação”, com vistas a reduzir as desigualdades intraescolares, promovendo o direito de aprender através da criação de vagas, melhoria
nos índices de rendimento e aprovação, com diminuição da baixa frequência e do abandono.

Estabelecer uma política de diminuição do analfabetismo por meio da ampliação do acesso, permanência e continuidade na escolarização de jovens e adultos na Rede Municipal de Ensino.

Integrar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) à Ensino Profissionalizante, de acordo com as características dos/as atendidos/as, em parceria com entidades do setor privado e instituições de ensino superior.

Ampliar a oferta de EJA’s em três turnos, de acordo com as necessidades do público-alvo e das regiões com demanda diagnosticada. Procurar instalar salas de acolhimentos nos EJA’s, possibilitando o cuidado aos/às filhos/as durante o tempo de estudo dos pais e responsáveis.

Criar o “Programa Arte na Escola”: atividades no contra turno das escolas de tempo integral nas escolas da rede municipal de ensino, apresentações de grupos e
artistas locais em escolas municipais, tendo como campo de estágio supervisionado na formação das licenciaturas (Residência Pedagógica).

Criar o “Programa Esporte na Escola“, com atividades no contra turno, tendo como campo de estágio supervisionado na formação das licenciaturas em Educação Física (Residência Pedagógica).

Procurar recursos para programa de revitalização, construção, e acessibilidade dos espaços físicos, com padrão arquitetônico e mobiliário específico das unidades educacionais, buscando também a revitalização e a ampliação das bibliotecas e estruturar ambientes inovadores de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, potencializando a interação com as tecnologias digitais voltadas para a educação.

Criar o projeto “Blumenau cidade universitária”, com objetivos de ampliar a cooperação entre as Instituições de Ensino Superior de Blumenau, em nossa região e a Prefeitura de Blumenau, com investimentos em estrutura e mobilidade entre as instituições e fomento e incentivo a projetos voltados para a melhoria da sociedade.

Estimular a retomada do projeto de parceria UFSC-FURB ou a estadualização da FURB, com ampla discussão com as Universidades/Governo Federal ou Universidades/Governo de Santa Catarina.

Realizar, de modo alterando e anualmente, “Feira de ciências e matemática” envolvendo atividades do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada.

João Paulo Kleinübing (DEM)

Ampliar vagas em creches.

Implementar educação em tempo integral por bairro.

Envolver os professores e servidores da educação na definição das estratégias de melhoria do ensino infantil e fundamental.

Capacitar permanentemente os professores e educadores do município de Blumenau.

Respeitar as diferenças, com acesso de todos ao ensino municipal.

Criar o prêmio de boas práticas de ensino nas escolas municipais.

Implementar Espaços Maker no contraturno da educação integral.

Investir forte em ações de educação infantil.

Promover a capacitação permanente dos professores em todos os níveis de educação pública municipal.

Colocar em prática a formação bilíngue nas escolas de Blumenau.

Promover ações integradas das escolas com as comunidades de cada bairro.

Implementar ações de cultura junto as escolas municipais.

Instituir ações de cuidados e de bem estar animal nas escolas e CEI´s.

Mário Hildebrandt (Podemos)

Aprimorar a Política de Inclusão, com melhoria contínua do atendimento às
necessidades dos estudantes com deficiências.

Ampliar a adequação da rede pública municipal à acessibilidade.

Buscar zerar a fila de espera para vagas na Educação Infantil.

Ampliar a oferta de atividades de contraturno escolar para o atendimento de
crianças e adolescentes.

Expandir a oferta de educação bilíngue nas escolas da rede municipal até 2024.

Garantir o pagamento do abono dia letivo para os professores.

Melhorar os espaços físicos das unidades da rede municipal de educação, mediante
obras, reformas, ampliações e manutenção.

Avançar na renovação do mobiliário, equipamentos e tecnologias necessárias para o
bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem na rede municipal de
Educação.

Dar continuidade à execução, monitoramento e avaliação do Plano Municipal de
Educação de Blumenau (2015 – 2025), em conjunto com o Fórum Municipal de

Manter a qualificação dos profissionais da Educação Básica em parceria com as
Universidades e Instituições de Ensino Superior, garantindo formação inicial e
continuada.

Inserir a Matriz Comum Curricular na Plataforma Google for Education, com espaço
para inclusão dos planos de aula criados por professores da rede de ensino.

Manter e aprimorar o Sistema Municipal de Avaliação Institucional e Pedagógica –
SIMAIP.

Fomentar o protagonismo juvenil por meio da utilização de metodologias ativas no
processo educativo, na relação com a comunidade escolar e o meio ambiente.

Estimular a participação em premiações e competições de âmbito estadual e
nacional, voltadas à valorização do protagonismo estudantil e da carreira docente,
por meio de práticas inovadoras e que engajem a comunidade.

Ampliar o número de unidades de educação infantil em sede própria através de
construção ou compra de imóveis.

Garantir a ampliação da Cultura Digital no processo de ensino-aprendizagem de
estudantes.

Fortalecer a utilização das tecnologias no ambiente escolar abrangendo
alfabetização, fluência e letramento digital.

Implantar o ensino de programação de games e robótica, e ampliar o ensino de
lógica em escolas do ensino fundamental da rede pública municipal.

Ampliar e aprimorar os laboratórios de informática e de ciências nas escolas da rede
pública municipal de ensino fundamental.

Mário Kato (PCdoB)

Fortalecimento do Conselho Municipal de Educação.

Valorização dos professores e gestores reconhecendo seu papel central
na formação do cidadão.

Reestruturação e valorização do Plano de Carreira do Magistério: que foi
“achatado” com a instauração do piso nacional do magistério, que nivelou
e desconsidera a progressão na carreira.

Implementação da Hora Atividade como fator de qualidade da educação e
condições adequadas de trabalho.

Readequação e reforma estrutural das unidades de ensino conforme a
necessidade.

Desensalamento com a valorização dos espaços comunitários como
ambientes pedagógicos.

Fortalecimento das APP’s como espaço de participação da comunidade
na construção da educação municipal.

Criação da “Escola Aberta” – Atividades nos finais de semana nas escolas
abertas à comunidade, em parceria com associações de bairro, contendo
atividades esportivas, culturais, de promoção de saúde, educação
ambiental, economia solidária, entre outras.

Criação de Educação integral ou projetos de contraturno nas diversas
dimensões: educacionais, culturais, esportivos e lazer.

Criação da Educação Infantil Integral de todas as fases, pois ofertar vagas
em somente 1 turno penaliza as famílias trabalhadoras que via de regra
trabalham 8 horas por dia.

Ampliação de vagas da educação infantil pública com o intuito de zerar as
filas de espera, ampliando os equipamentos públicos.

Juventude e preparação profissional: ampliar os cursos técnicos como
formação permanente.

Defesa da educação pública, participação comunitária e fortalecimento do
controle social.

Destacar o papel da FURB como uma universidade comunitária para o
fomento do desenvolvimento social e humano.

Promover mobilidade e acesso para todos os estudantes.

Educar para a diversidade, tolerância, autonomia e identidade.

Odair Tramontin (Novo)

Fomentar a integração entre empresas e escolas para a inclusão de jovens no mercado de trabalho através da tecnologia e da inovação.

Avaliar, através de critérios objetivos, os resultados das escolas públicas municipais e premiar os professores daquelas com melhores desempenhos.

Atrair e facilitar a atuação de programas escolares privados em prol da educação pública.

Contratar vagas em creches privadas para suprir o atual déficit.

Atrair investimentos privados para estruturas, equipes e eventos do esporte escolar municipal.

Capacitar os professores de apoio, com um olhar especial para a primeira infância das crianças com deficiência.

Ricardo Alba (PSL)

Trabalhar pela abertura de novas vagas nos CEIs (Centros de Educação Infantil) para fazer frente à demanda.

Buscar recursos financeiros federais para a construção de novas unidades.

Propor parceria a instituições de apoio ao desenvolvimento, como forma de proporcionar a abertura de mais vagas, bem como a qualificação dos servidores dos CEIs.

Buscar constantemente a melhoria dos espaços dos CEIs, bem como sua infraestrutura.

Aplicar a inclusão como um direito do alunos e uma obrigação de toda comunidade escolar.

Criar o Portal da Família, que informará quem é o professor, matérias lecionadas, grade de aulas, e demais informações referentes ao universo da criança e adolescente.

Melhorar índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) investindo em capacitação de diretores de escolas para a gestão pública, bem como a capacitação de professores.

Priorizar a utilização da tecnologia da informação nas unidades de ensino.

Buscar recursos federais e de instituições para investimento na utilização pedagógica da tecnologia em sala de aula.

Buscar constantemente a melhoria dos espaços das escolas, bem como sua infraestrutura.

Investir no monitoramento do acesso às escolas, garantindo mais segurança a todos.

Investir nas atividades de contraturno escolar, em parceria com outras secretarias municipais e ONGs, utilizando os espaços ociosos da própria escola.

Fortalecer o acolhimento de alunos com deficiência e assegurar a qualidade no atendimento desses estudantes.

Aplicar a inclusão como um direito do alunos e uma obrigação de toda comunidade escolar.

Estudo para parceria de Educação Bilingue (Inglês/Alemão).

Aprimorar o nível de escolaridade de jovens e adultos.

Buscar a utilização da tecnologia da informação também na pedagogia para jovens e adultos.

Ampliar às parcerias com as Instituições de Ensino Superior.

Fortalecer programas que promovam a acessibilidade nas instituições públicas de ensino.

Efetuar a adequação arquitetônica para facilitar a acessibilidade onde for necessária.

Ampliar a oferta de transporte acessível.

Garantir a disponibilização de material didático e de recursos de tecnologia assistiva.

Viabilizar melhor capacitação de corpo técnico.

Valorizar a carreira pedagógica com base no Plano de Cargos e Salários.

Associar critérios técnicos e pedagógicos como forma de aperfeiçoar a gestão das unidades da rede de ensino.

Estudo de viabilidade para aquisição de novos veículos para o transporte escolar.

Wanderlei Laureth (Avante)

Escola em período integral com ensino inovador e experimental, com disciplina que leve o aluno a pensar e não somente reproduzir o que aprende, como: educação financeira e empreendedorismo, filosofia, programação e robótica, oratória, direitos e deveres  constitucional, educação tri-lingue (português, inglês e alemão), nutrição alimentar,  educação ambiental e valores sociais.

Educação física voltado para habilidades motoras até o ensino fundamental, após isso, modalidade optativa especifica no ensino médio, teatro e cultura corporal, além de todas as disciplinas tradicionais voltado ao aprendizado de forma prática.

  • O Município Blumenau analisa: O candidato comete um equívoco ao faz propostas para o Ensino Médio, das quais as gerência e responsabilidade não são do município, mas do governo estadual.

Criar laboratório de pesquisa em robótica e ciência, anfiteatro para cultura corporal como teatro, música, dança, oratória entre outros.

Fazer manutenção, reformar e ampliar escolas que não estejam dentro do padrão Blumenau de educação.

Implantar o modelo de metodologia ativa na educação do município no ensino médio e se o resultado for satisfatório implementar gradualmente para o fundamental também.

  • O Município Blumenau analisa: Mais uma vez o candidato cita, equivocadamente, implantar alguma mudança no Ensino Médio, quando, isso não é responsabilidade do município, mas do governo estadual.

Criar o programa “Aluno Autodidata e Portadores de Alta Habilidade (alunos superdotados): o aluno irá avançar de ano pela habilidade de conhecimento e não pela idade.

Manter em salas de aula a quantidade condizente de alunos preconizado pela LDB para que o professor possa ensinar com atenção a todos.

Fazer a reposição de materiais para professores de sala de aula, educação física e artes. Atualmente em 80% das escolas de Blumenau ocorre a falta de algum tipo de material, principalmente material esportivo e de artes adequados para pratica de ensino.

  • O Município Blumenau analisa: O candidato não apresentou a fonte dos dados apresentados nesta proposta.

Escola inclusiva para alunos portadores de necessidades especiais, como: autismo, deficiência física, auditiva, visual, déficit de atenção, dislexia entre outros.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo