Escola Guga cancela projeto de sede própria em Blumenau e alega burocracia

Confira o posicionamento da Prefeitura de Blumenau sobre a situação

A franquia da Escola Guga informou através de nota oficial o cancelamento da sede que seria construída em Blumenau. De acordo com a instituição, o que motivou a decisão foram complicações burocráticas com a prefeitura da cidade.

A escola de tênis e beach tennis do ex-tenista Guga Kuerten atualmente oferece aulas no Colégio Adventista, mas previa a inauguração de uma sede no município até o início do segundo semestre deste ano. No entanto, segundo a Escola, o projeto não se concretizou devido à falta de liberação de alvará de funcionamento.

De acordo com a Escola Guga, o processo tramita desde o início deste ano sem apresentar evolução. Sendo assim, apesar dos compromissos financeiros que alegam já terem assumido, como a contratação de equipes e realização dos projetos de engenharia e arquitetura, a decisão tomada pelos proprietários foi a de encerrar o projeto de construção.

Futuro incerto

No Colégio Adventista, as aulas seguem oficialmente até o final do ano letivo. Para 2023, novas definições estão sendo discutidas e ainda não há certeza sobre a continuação do projeto na cidade.

Leia a nota na íntegra

A franquia Escola Guga em Blumenau vem, por meio de nota oficial, confirmar o encerramento das atividades na cidade. A expectativa era de que o empreendimento, que atualmente conta com aulas realizadas em escola privada da cidade, tivesse sua sede inaugurada ainda no início do segundo semestre deste ano.

A realização do projeto, no entanto, não foi possível por conta da falta de liberação de alvará de funcionamento, que tramita desde o início do ano, sem evolução, junto aos órgãos responsáveis.

Apesar dos compromissos financeiros assumidos – desde a contratação de equipes até o projeto de engenharia e arquitetura – a decisão mais pertinente, diante do momento incerto e da falta de avanço da parte burocrática do projeto, é o de encerramento da franquia.

A equipe à frente da Escola Guga Blumenau agradece o apoio de todos os envolvidos até aqui, mas acredita que neste momento não é possível continuar com a iniciativa sem a falta de viabilidade prevista até o momento.

Posicionamento da prefeitura

A Prefeitura de Blumenau explica que o processo passa por diversas secretarias, mas que a obtenção do alvará do empreendimento seguiu tramitação normal. Por meio de nota oficial, o órgão reitera o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da cidade, garante a continuidade da análise dos processos caso os empreendedores desejem e explica o que ainda precisaria ser concluído.

Leia a nota na íntegra

A Prefeitura de Blumenau informa que o processo de obtenção de alvará de construção do empreendimento em questão seguiu a tramitação normal, dentro de todos os protocolos.

Desde outubro de 2022, o Município aguarda a apresentação dos documentos finais de responsabilidade técnica profissional e autorização de terraplanagem, para dar o devido encerramento ao processo. Cabe ressaltar que todas as adequações são de competência do solicitante, cabendo ao Município analisar os processos com respeito às legislações urbanísticas municipais vigentes.

Por fim, o Poder Público reitera seu compromisso com a promoção do desenvolvimento socioeconômico, garantindo o adequado uso do solo, com a continuidade da análise processual caso o empreendedor assim o pretender.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo