X
X

Buscar

Escola número 1 será reformada e abrigará Centro de Referência de Língua Alemã de Blumenau

Escola foi fundada há mais de 150 anos

Um patrimônio histórico de Blumenau será reformado e terá uma nova finalidade. A Escola número 1, construída originalmente em 1870, está contemplada em dois editais elaborados pela Secretaria de Planejamento Urbano de Blumenau (Seplan). O contrato para obtenção dos recursos desta obra é firmado entre o Município e o Ministério da Cidadania.

De acordo com o secretário da pasta, Eder Boron, um destes editais é para ampliação e outro para restauração. A escola é localizada na rua Doutor Pedro Zimmermann, número 8107, no bairro Itoupava Central. A abertura dos envelopes do edital para ampliação será no dia 13 de fevereiro.

Quanto à ampliação, está prevista a construção de mais uma estrutura de madeira de cerca de 30 metros quadrados. Até recentemente o lugar abrigava um museu escolar, mas está fechado para a reforma. De acordo com informações da Secretaria de Cultura de Blumenau, quando reabrir será, além de espaço de visitação, o novo Centro de Referência de Língua Alemã, sob a coordenação da Secretaria de Educação.

História da Escola número 1

Imagem de antiga turma da Escola número 1. Foto: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva/Prefeitura de Blumenau

De acordo com informações de pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a antiga escola rural foi construída em 1870 e foi uma das três primeiras escolas da Colônia Blumenau. Ficou conhecida como “escola número 1” por ter sido a primeira da região das Itoupavas. O Sr. Carlos Kühne foi o primeiro professor e sua primeira turma tinha 70 alunos.

Trata-se de uma edificação enxaimel de tijolos aparentes, com estruturas horizontais duplas, rara entre as construções de Santa Catarina. Conforme a tradição, a construção abrigava a sala de aula e também a casa do professor. Foram lecionadas aulas na estrutura durante 80 anos.

Leia também:

1. A verdadeira e comovente história do “Chaves” que vende doces nas sinaleiras de Blumenau
2. Samae alerta para elevação nos níveis de turbidez do rio Itajaí-Açu, em Blumenau
3. Proprietários de lojas de armas de Blumenau comentam reflexos de decreto do presidente: “todo o segmento foi prejudicado”
4. Saiba quem era idoso que morreu após cair em lagoa em Pomerode
5. Empresário catarinense é suspeito de ser um dos financiadores dos ataques em Brasília

– Assista agora:
John Blanc: carreira internacional e como foi gravar clipe na Colômbia