Ensino bilíngue da rede municipal de Blumenau inicia atividades
Ações pedagógicas foram planejadas para a implantação gradativa do Ensino Fundamental nas unidades
Começam nessa quarta-feira, 6, as atividades das duas unidades escolares da rede municipal de ensino de Blumenau que ofertarão ensino bilíngue. A Escola Básica Municipal Professor Fernando Ostermann, no bairro Boa Vista, vai ter aulas bilíngues em português e inglês. Já a Escola Municipal Erich Klabunde, localizada no Distrito da Vila Itoupava, vai ofertar aulas em alemão, além da língua materna brasileira.
De acordo com a secretária de educação de Blumenau, Patrícia Lueders, o ensino bilíngue deve ser implantado de forma gradativa. Em 2019, o primeiro ano do ensino fundamental vai contar com duas professoras regentes, para tratar todos os assuntos do ano letivo nos dois idiomas.
Nos anos seguintes, a turma evolui para novas séries, que se tornam bilíngues progressivamente. No momento em que os alunos atingirem o sexto ano, quando os professores se dividem por disciplina, um professor da língua estrangeira vai acompanhar todas as aulas para traduzir o conteúdo para inglês ou alemão. Quando esta primeira turma chegar no nono ano, toda a escola já será bilíngue.
A secretária explica que não são apenas os professores que estão sendo treinados desde o ano passado, mas toda a equipe das escolas.
“Na hora que a criança vai se alimentar, a cozinheira e o zelador também vão estar incluídos nesse mundo bilíngue na hora de dar um bom dia e oferecer o lanche”, explica Patrícia.
Ela também comemora a recepção da comunidade. No bairro Boa Vista, um mercado vizinho à EBM Professor Fernando Ostermann já se propôs a colocar etiquetas em inglês em suas prateleiras para auxiliar na fixação do idioma dos alunos que frequentam o estabelecimento.
O material pedagógico em inglês foi doado pela Cambridge Assessment e os livros em alemão foram disponibilizados pelo Goethe Institut. Outra preocupação das escolas foi organizar placas nos idiomas estrangeiros para identificação bilíngue dos diferentes espaços escolares.
Outra preocupação da Secretaria de Educação é o fato de que muitas crianças da Vila Itoupava já têm contato com dialetos da língua alemã. De acordo com Patrícia, a escola já está preparada para tornar essa adaptação entre o alemão falado pelas famílias e a norma culta.
“Nosso enfoque nessas aulas não vai ser a gramática, mas sim possibilitar que os alunos se comuniquem nos idiomas estrangeiros com facilidade”, complementa.