Escritor blumenauense faz vaquinha online para abrir a própria editora
A Caiaponte Edições será uma editora independente e terá por objetivo não cobrar de seus autores pela publicação dos livros
O escritor Marcelo Labes recorre novamente à arrecadação online depois de ter publicado dois livros de poemas, “Trapaça” (2016) e “O poeta periférico” (2018), realizando a venda antecipada pela internet. Agora, o autor divulga um novo livro, “Paraízo-Paraguay” (Caiaponte Edições, 180 p.), romance histórico ambientado em Blumenau e no país vizinho.
Além de divulgar e vender o novo livro, Marcelo pretende abrir uma editora. A Caiaponte Edições virá ao mundo como uma editora independente e terá por objetivo não cobrar de seus autores pela publicação dos livros. Ter mais uma editora independente em Santa Catarina deve proporcionar aos autores catarinenses maior proximidade com seu público leitor.
Sua estreia na narrativa longa não poderia abordar outro tema que não fosse o lugar onde nasceu. Depois de publicar “Enclave” (Patuá, 2018) e ter realizado lançamentos em Blumenau, Florianópolis, Porto Alegre, Chapecó e São Paulo, o autor optou pelo romance para poder aprofundar alguns pontos a respeito dos imigrantes alemães e seus descendentes.
Sobre o livro
“Paraízo-Paraguay” narra a história de uma família de descendentes de imigrantes alemães a partir da chegada do primeiro imigrante, na década de 1860. Wilhelm, o recém-chegado, é obrigado a lutar na Guerra do Paraguay como Voluntário da Pátria. Esse é o passo inicial dessa história que conta a vida de pessoas comuns e como elas viveram momentos importantes da história da cidade, como a Segunda Guerra Mundial e a Ditadura Militar.
A história de Wilhelm é narrada nos anos 1960 por Olga, uma descendente que se encontra à beira da morte e por isso resolve revelar à família a origem do Paraízo e de seus moradores. Com a liberdade que tem quem está para morrer, Olga revela os segredos de seus antepassados e traz à tona o que sua família sempre fez questão de manter oculto.
Sobre o autor
Marcelo Labes nasceu em Blumenau-SC, em 1984. É autor de Falações [EdiFurb, 2008], Porque sim não é resposta [Antítese, Hemisfério Sul, 2015], O filho da empregada [Antítese, Hemisfério Sul, 2016], Trapaça [Oito e Meio, 2016], Enclave [Patuá, 2018] e O poeta periférico [Edição do Autor, 2018]. Integrou a mostra Poesia Agora (edição carioca), em 2017. Tem poemas publicados em Mallarmagens, Livre Opinião – Ideias em Debate, Opiniães – USP, Ruído Manifesto, Enfermaria 6 e Revista Lavoura. Edita a revista eletrônica ‘O poema do poeta’, onde publica originais manuscritos, esboços e rabiscos de poetas e ficcionistas.