Escritor blumenauense Marcelo Labes é vencedor de prêmio nacional de literatura
Romance "Três Porcos" venceu categoria do Prêmio Literário da Biblioteca Nacional 2021
Na sexta-feira, 12, o romance “Três Porcos”, do escritor Marcelo Labes, foi vencedor do Prêmio Machado de Assis, a categoria do gênero romance do Prêmio Literário da Biblioteca Nacional 2021.
É a segunda premiação nacional na qual Marcelo alcança o primeiro lugar. Seu primeiro romance, Paraízo-Paraguay (caiaponte edições), conquistou o primeiro lugar no prêmio São Paulo de Literatura em 2020, na categoria romance de estreia e, no Prêmio Machado de Assis, também de 2020, Paraízo-Paraguay obteve o segundo lugar.
Sobre a obra
Em “Três Porcos”, o personagem-narrador é Rafael, que convive sob intensos conflitos em razão de abusos sexuais sofridos na infância e encontra na possibilidade de vingança contra seus abusadores uma forma de redenção e reconstrução de sua humanidade, que sente perdida. A partir dessa base, emergem febrilmente e de maneira muitas vezes desconcertante, questões complexas relacionadas a desamparo, silenciamento, perpetuação desse tipo de violência, influência do poder econômico, papel social do homem, sexualidade, homoafetividade, entre outras.
Sobre o autor
Em sua carreira, Marcelo percorreu diferentes estilos na poesia e prosa. Com escrita ferina, provocativa e contundente, a tessitura de suas obras é permeada por uma abordagem crítica implicada nos temas pertinentes à realidade social brasileira, mesmo quando o faz a partir de seu ambiente regional, e passa distante das obviedades panfletárias e proposições enlatadas.
Colaborou: Lucas Eduardo da Silva
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: