Espetáculo Figo retorna a Blumenau após 9 anos
Evento gratuito e aberto à toda comunidade, com retirada de ingresso uma hora no local do evento
Literatura, artes cênicas, diversidade, e a reflexão sobre o amor e suas possibilidades. Após nove anos, o Espetáculo Figo retorna a Blumenau com quatros apresentações. Nos dias 7 e 8, às 20h, na Carona Escola de Teatro, no Teatro Carlos Gomes, nos dias 13 e 14 de outubro, às 20h, na Sala S-113, no Campus 1, da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
A dramaturgia é composta por um conto do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu e textos de Gregory Haertel e Rafael Koehler, que também atua como ator; e direção de Pépe Sedrez. O evento é gratuito e aberto à toda comunidade, com retirada de ingresso uma hora antes no local. Todas as ações contam com tradutoras e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Classificação indicativa 18 anos.
“É uma alegria imensa retornar a apresentar Figo em Blumenau. A peça estreou em Blumenau em 2010, e continua ativa até hoje. Por um lado, isso é ótimo, mas por outro nem tanto, pois a peça se torna cada vez mais atual, o que demonstra que estamos vivendo em uma sociedade mais violenta para pessoas LGBTQIAPN+.
A proposta de Figo é sensibilizar a população em geral sobre a beleza de viver um amor e o quanto como sociedade precisamos aprender a respeitar a diversidade humana, e Blumenau é um dos locais de Santa Catarina que mais precisa ser sensibilizado”, afirma o ator, coordenador geral do projeto e do espetáculo, Rafael Koehler.
Segundo Koehler, Figo conta a história de um rapaz que, em conversa com o público, lembra de situações e amores vividos: uma noite inesquecível no Chile; o sabor do vinho; o carnaval; um samba bonito; um corpo, que por acaso era de homem, gostando de outro corpo, que por acaso era de homem também; fogos de artifício; as plêiades. Com a riqueza de cada detalhe as histórias se intensificam e questões sobre amor e preconceito são levantadas.
O projeto Figo em Blumenau é contemplado pela Lei Paulo Gustavo D+ SC, Edital Nº FCC 37/2023, e conta ainda com uma Roda de Conversa, no dia 14 de outubro, logo após a última apresentação, no Campus 1 da FURB, com as participações do diretor do espetáculo, Pépe Sedrez, e do ator Rafael Koehler. Evento gratuito, com tradução em LIBRAS.
“Para inclusão social plena de Pessoas com Deficiências Auditivas teremos intérprete de LIBRAS em todas as apresentações, dando liberdade e autonomia de escolha para as pessoas, não limitando-as apenas a dias específicos. É importante salientar que teremos dois intérpretes por apresentação, pois, o indicado é que, a cada 20 minutos, a (o) profissional intérprete faça um revezamento com outra (o) especialista, garantindo a qualidade da interpretação em LIBRAS, a eficiência e o bem-estar dos profissionais”, conclui Koehler.
Rafael Koehler
O artista brasileiro é Graduado em Artes, com Bacharelado e Licenciatura em Teatro – Interpretação Teatral (2008), pela FURB. Mestre em Educação (2018), com a pesquisa “Teatro na Educação Infantil: entre o jogo e a performance”, pela UFPR. Atualmente está se graduando no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Cultural, na UFPR. Desde 2005, é integrante da ENTRE-teatroperformativo, companhia que abarca os trabalhos e parcerias do artista, que atua em dezenas de trabalhos voltados para crianças, jovens e adultos, como ator, diretor, autor e produtor.
É professor de Teatro há 19 anos, atuando em Escolas, Fundações, etc, para crianças, adolescentes e adultos. Desde 2016, ministra aulas de Teatro na Educação Infantil para crianças a partir dos três anos.
Programação completa do Espetáculo Figo
Dia 7 de outubro, segunda-feira, às 20h
Local: Carona Escola de Teatro, no Teatro Carlos Gomes (Rua 15 de Novembro, 1181 – Centro)
Entrada gratuita, público limitado
Retirada do ingresso 1 hora antes no local do evento.
Dia 8 de outubro, terça-feira, às 20h
Local: Carona Escola de Teatro, no Teatro Carlos Gomes (Rua 15 de Novembro, 1181 – Centro)
Entrada gratuita, público limitado
Retirada do ingresso 1 hora antes no local do evento.
Dia 13 de outubro, domingo, às 20h
Local: FURB Campus 1/Laboratório de Espetáculos, Sala S-113 – Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca
Entrada gratuita
Retirada do ingresso 1 hora antes no local do evento.
Dia 14 de outubro, segunda-feira, às 20h
Local: FURB – Campus 1 / Laboratório de Espetáculos, Sala S-113 (Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca)
Entrada gratuita
Retirada do ingresso 1 hora antes no local do evento.
Às 21h: Roda de Conversa, logo após o espetáculo, com o ator Rafael Koehler e o diretor Pépe Sedrez, sobre o processo de construção do espetáculo.
Leia também:
1. Trecho da rua da Vila Germânica fica interditado para organização da 39ª Oktoberfest Blumenau
2. Primeiro goleiro da história do BEC morre aos 78 anos
3. Homem leva facada no abdômen durante briga em bar, em Blumenau
4. Policlínica de Blumenau conquista habilitação e amplia acesso a procedimentos de média complexidade
5. Quais são as empresas de Blumenau e região que estão no ranking Valor 1000 de 2024
Veja agora mesmo!
Peixe enrolado na cebola, Rollmops é resgatado ao prato dos blumenauenses: