Espetáculos de acadêmicos da Furb são apresentados no Festival de Teatro de Curitiba
Apresentações foram realizadas na última semana
Três espetáculos dirigidos por acadêmicos da Universidade Regional de Blumenau (Furb) foram selecionados para se apresentar na mostra democrática do Festival de Teatro de Curitiba, o Fringe. As sessões foram realizadas entre os dias 4 e 6 da última semana.
As peças teatrais foram dirigidas pelos acadêmicos que em 2022 estavam na 8ª fase do curso. As produções foram feitas como mostra de conclusão da disciplina de direção teatral, cada um tinha seu projeto de direção e montou seu espetáculo.
Daniela Deitos, uma das acadêmicas que teve o espetáculo selecionado, relata que as apresentações tiveram um ótimo feedback do público de Blumenau. Por isso, foi sugerido inscrever as produções para o Fringe.
O caminho até Curitiba
Após serem selecionados, os 18 acadêmicos envolvidos estão em Curitiba representando a Furb no festival. No entanto, eles não conseguiram viabilizar o custo do transporte com a universidade.
Para custear a hospedagem e transporte para conseguirem levar os espetáculos para o Fringe, os acadêmicos realizaram uma vaquinha por Pix, divulgada nas redes sociais, e venderam brigadeiros no campus. A ação durou cerca de dois meses.
“Nem todos os acadêmicos têm condições de alimentação, etc, então a gente tá se virando como dá e se ajudando”, conta Daniela.
Sobre os espetáculos
A Caravana da Ilusão
Com elenco de cinco atores, sendo dois acadêmicos de dança, dois de teatro e um de música, a mostra de rua encena uma adaptação do texto de Alcione Araújo, feita pela diretora Daniela Deitos.
A Caravana da Ilusão reflete sobre o fazer artístico em um mundo capitalista. “Fala sobre os caminhos que a gente toma na vida e na arte, as decisões, as escolhas, a vida de ser artista, as dificuldades, mas também o sonho que move todos”, explica a diretora.
O Corvo
A peça O Corvo é uma adaptação/releitura do poema do Edgar Allan Poe, dirigido pelo acadêmico João Vitor Longen. Encenada por sete atores, a história trata sobre um homem que sente pela morte da mulher e cultiva dúvidas sobre a vida e a morte.
Confira mais sobre O Corvo neste link.
Veja um trecho do espetáculo
Murro em Ponta de Faca
O espetáculo Murro em Ponto de Faca faz um paralelo entre a época da ditadura e a atualidade. O texto original é de Augusto Boal e foi adaptado pela diretora Maira Wilbert. O elenco é composto por quatro atores e um músico.
Saiba mais sobre a peça aqui.
O Fringe
O Fringe é uma mostra democrática e aberta que ocorre durante o Festival de Curitiba, em que companhias profissionais e estudantis de teatro, circo, música, dança e performances, de várias partes do Brasil e de outros países, participam por meio de inscrições voluntárias e recebem apoio do evento.
– Assista agora:
Dra. Desirré Bollmann relembra casos marcantes e início da carreira como juíza do trabalho