“Essa cidade é meu novo lar”; conheça o inglês que se encantou por Blumenau
Adam Nixon se mudou há cerca de três meses para a cidade
Em 2017, poucos anos após perder a mãe, o inglês Adam Nixon decidiu viajar o mundo. Conheceu diversos países da América do Sul e outras regiões do Brasil até, enfim, chegar a Blumenau. Foi ao conhecer a cidade que ele decidiu onde seria seu novo lar.
Nixon afirma que se apaixonou instantaneamente ao conhecer a cidade. Ele, que passou algum tempo morando em São Paulo, explica que o contato humano, a organização da cidade e a preservação natureza foram fatores fundamentais para sua admiração.
“Não gostei do período em que morei em São Paulo. É uma cidade grande e desenvolvida, mas ainda há muita falta de segurança, algo que aqui não encontro. Além disso, as pessoas foram acolhedoras, a comida é boa e a natureza é ótima”.
Para ele, o clima local também é aprazível, já que o período de frio, como o que ocorre atualmente, não é realmente frio para alguém que viveu maior parte da vida na Europa. “Vejo as pessoas aqui com casacos, e eu estou sempre de camiseta”.
O inglês chega ao Brasil
Nixon era professor de artes marciais, mais especificamente do judô, e foi isso que gerou o gosto por dar aulas. Sua mãe faleceu em 2015, e foi quando ele refletiu sobre o modo como estava levando sua vida.
“Eu trabalhava bastante, era só o que eu fazia. Isso me despertou a vontade de viajar e conhecer o mundo”. Seu irmão já era experiente em viagens, e atualmente mora na Tailândia.
O inglês conheceu diversos países do continente a passeio antes de voltar para a Inglaterra. De volta à terra natal, ele passou a ler, conhecer e se interessar mais sobre a cultura no Brasil.
“Fiquei fascinado e vim para o Brasil. Primeiro cheguei a São Paulo, depois passei por Minas Gerais, Paraná, até chegar a Santa Catarina, onde conheci Blumenau, de maneira totalmente acidental”. Em São Paulo ele conheceu Vitória dos Santos Rosa, que o acompanha como tradutora e assistente de trabalho.
O inglês em Blumenau
Um dos hobbys preferidos de Nixon é o de subir ao topo de montanhas e morros para contemplar a natureza, e espaço para isso ele encontrou de sobra em Blumenau. Na cidade, ele está trabalhando como professor de inglês, fazendo atendimentos presenciais nas casas dos alunos ou então em cafés, realizando um atendimento individualizado.
Segundo Nixon, enquanto em São Paulo a maioria dos interessados em aprender o inglês eram crianças, aqui ele encontrou um público mais adulto que quer aprender sua língua nativa. “No começo aqui eu ainda dava aulas à distância, o que eu não gosto. Sinto que preciso estar com o aluno para saber se ele entendeu mesmo”.
Para ele, o blumenauense é um tipo de aluno aplicado, estudioso e interessado. “São pessoas ótimas, trabalhadoras. É isso que gosto na cidade também. Ela tem um ar europeu, que me faz sentir em casa, mas misturado ao modo de vida do cordial e simpático do Brasil”.
Leia também:
1. Tarifa dos pedágios em Santa Catarina sofrem reajuste e ficam mais caras; saiba quanto
2. A história da Porcelana Schmidt
3. CDL Blumenau realiza campanha para promover o Dia dos Pais
4. STF proíbe tese de legítima defesa da honra em casos de feminicídio
5. Turnê “Numanice” de Ludmilla chega à Santa Catarina
Assista agora mesmo!
Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região: