X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por:

Está mais seguro dirigir, pedalar e caminhar pelas ruas de Blumenau

Enquanto a frota de veículos não para de crescer, cidade consegue reduzir em 67% o número de mortes no trânsito

Nos últimos oito anos, 60 mil novos veículos integraram o trânsito de Blumenau. São 625 motores a mais roncando nas ruas a cada mês, em média, e uma frota total de 260 mil.

Apesar da curva ascendente e de já haver mais de um veículo por habitante na cidade, o número de acidentes fatais desabou entre 2010 e 2018. Fruto de ações da administração municipal e da crescente conscientização dos blumenauenses.

Considerando-se os dados do Seterb até a primeira quinzena de dezembro, o número de mortes deste ano (20) nas vias municipais é 67% menor do que o de 2010, quando 61 vidas se perderam.

Pedestres e ciclistas

O aumento da segurança no trânsito de Blumenau beneficiou sensivelmente quem caminha e pedala na zona urbana. Com a ampliação gradativa da malha cicloviária e conexão dos trechos já existentes, há mais opções de trajetos sem que ciclistas precisem circular nas calçadas ou entre carros e ônibus.

Somente neste ano, 10 quilômetros de malha cicloviária foram adicionados ao sistema, totalizando 97. Até o fim de 2019, a projeção é termos 120 quilômetros. Os números põem Blumenau à frente de capitais brasileiras, como Florianópolis, Belém, Belo Horizonte, Campo Grande e João Pessoa.

Em 2018, nenhum ciclista perdeu a vida em acidentes registrados nas vias controladas pela Guarda Municipal de Trânsito. O resultado reflete também a maior consciência de motoristas e usuários de bicicletas.

No caso dos pedestres, há sensível redução no número de mortes por atropelamento, resultado direto do esforço para diminuir a velocidade dos veículos nas ruas da cidade.

Prevenção em duas rodas

Foco prioritário de campanhas e ações preventivas de fiscalização, os motociclistas foram os principais beneficiados pela melhoria da segurança no trânsito de Blumenau. Enquanto o Brasil ainda vive uma epidemia de mortes e acidentes envolvendo motos, o município alcançou uma diminuição de 82% no número de vítimas em oito anos. No mesmo período, a frota de motocicletas cresceu 30%.

Olho nas estatísticas

Com base nos diversos dados que o Seterb acumula sobre mobilidade urbana, a administração municipal planeja ações para diminuir o risco de acidentes e aprimorar a segurança das pessoas.

“Ainda que a imprudência e o desrespeito à sinalização sejam os grandes causadores do acidentes, o nosso papel é tornar as vias cada vez mais seguras, e para isso temos trabalhado intensamente em projetos viários que atendam as diretrizes do Plano de Mobilidade do Município, afirma o diretor de planejamento viário, Julian Plautz.

Confira em mais detalhes como, quando e quem são as principais vítimas dos acidentes e ajude Blumenau a ter um trânsito mais humano e seguro.

Investimentos futuros

Com a implantação do Plano de Segurança Viária e da Central de Controle de Operacional de Trânsito (CCO), que prevê a integração dos circuitos de monitoramento com sistema de gestão sobre o sistema viário, o volume de informações à disposição dos gestores municipais ficará ainda maior.

“A partir do momento em que tivermos um sistema semafórico inteligente, integrado com circuitos de monitoramento e de gestão, ofereceremos condições mais seguras e reduziremos os números de acidentes. Será possível, inclusive, identificarmos, por exemplo, veículos com placas clonadas. Não será apenas segurança no trânsito, mas principalmente a segurança ao cidadão, que é nossa prioridade”, avalia o prefeito Mário Hildebrandt.