“Estamos prontos para iniciar a vacinação”, afirma Secretário de Saúde de Blumenau
De acordo com Winnetou Krambeck, município já tem os insumos necessários
A Prefeitura de Blumenau está apenas aguardando que o governo federal distribua as vacinas contra a Covid-19 para aplicá-las nos blumenauenses. De acordo com o Secretário de Saúde, Winnetou Krambeck, o município já possui os insumos – agulhas e seringas – que são necessários para realizar a vacinação, faltando apenas a vacina.
“Quando chegarem [as vacinas], iremos iniciar a vacinação. O plano já está praticamente fechado, só dependemos ainda da Anvisa, de qual vacina, ou quais, serão autorizadas, e do governo federal, que no plano de vacinação irá distribui-las”, destacou o secretário, em entrevista ao vivo ao jornal O Município Blumenau.
Ainda segundo Krambeck, caso seja autorizado, o poder executivo municipal também já pensa em comprar vacinas a mais do que as que vão receber do governo federal. Cerca de R$ 12 milhões já foram reservados para isso e para compra de mais insumos.
Grupos que devem ser vacinados
Os grupos que serão os primeiros a ser vacinados são definidos pelo governo federal. O Secretário Winnetou Krambeck destacou que os públicos serão os mesmos da campanha de vacinação contra H1N1, iniciando pelos profissionais da saúde e idosos – sendo escalonado por idade – e depois os portadores de comorbidades – grupos de maior risco.
Em Blumenau, assim como já adiantado em reportagem na semana passada, a vacinação irá acontecer em um local único, ainda não definido. O secretário explica que a decisão acontece para evitar confusão, já que outras campanhas de vacinação vão acontecer nos postos de saúde no decorrer do ano.
Confira a entrevista completa: