Estudantes de Blumenau conquistam prêmio nacional de robótica
Equipe conquistou primeiro lugar na categoria Design Mecânico
A equipe Techmaker, de Blumenau, venceu o primeiro lugar na categoria Design Mecânico na etapa nacional do torneio First Lego League, promovida no Festival Sesi de Robótica. O evento, no Rio de Janeiro, reuniu mais de 1,2 mil estudantes do país todo durante o fim de semana.
A equipe Team Spark, de Criciúma, venceu o prêmio de melhor pesquisa e desenvolvimento na competição realizada pela Fórmula 1. Já a equipe Beta, de Joinville, foi reconhecida pelos juízes da competição FIRST Tech Challenge pelo trabalho em equipe, colaboração e cooperação.
O bom desempenho das equipes catarinenses pode levá-las às disputas internacionais. Tanto a Techmaker quanto a Tecnorob (Brusque) e a Agrorobots (Concórdia), se classificaram como suplentes do torneio da FLL.
“Para a nossa equipe o prêmio significa muito, pois fomos muito ousados com a estratégia do robô, fazendo algo diferente do padrão”, comemorou o estudante Polux Baptista, de 16 anos, que integra a equipe Techmaker e embarca para o Taiwan em um intercâmbio que durará um ano.
Para Fabrizio Pereira, superintendente do SESI/SC, eventos como este estimulam a pesquisa matemática, científica e tecnológica.
“Os estudantes têm acesso a um mundo de informações, facilitando a escolha por carreiras mais tecnológicas e alinhadas a uma indústria mais moderna”, comenta.