Estudantes da Furb são selecionados para participar de simulação internacional sobre mudanças climáticas

Caso façam uma boa performance, eles podem ganhar uma viagem para Dubai, com chefes do governo

Na última semana, estudantes do curso de Direito da Universidade Regional de Blumenau (Furb), foram selecionados para participarem de uma importante simulação internacional sobre mudanças climáticas organizada pelas instituições Universite Sorbonne Abu Dhabi, Univesite Paris Cite e Universidade Federal do Ceará com apoio da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC).

O anúncio foi feito por meio das redes sociais após os alunos receberem um e-mail informando que duas das três equipes haviam passado pela seleção. Fernanda Venske de Ornelas, uma das participantes, conta que todos se surpreenderam com a notícia e que estão muito orgulhosos de terem conquistado algo tão relevante.

“Apenas vinte e cinco equipes do mundo inteiro foram selecionadas. É uma honra enorme representar não só o Brasil, mas também a Furb num cenário internacional tão relevante. É sabido que o Brasil é referência em questões ambientais, mas também sabemos que lá fora somos subestimados e que temos que constantemente provar nossas capacidades acadêmicas. Assim, temos uma responsabilidade com nossa universidade e nosso país”, comenta.

Simulação internacional sobre mudanças climáticas

As equipes foram formadas da seguinte forma: os alunos Felipe Butzke Dallacorte, Fernanda Venske de Ornelas e Júlia Mogk formaram a primeira equipe. As alunas Maria Luiza Dix Reis, Fernanda Triantafyllon de Magalhães e Ana Júlia Oliveira de Antunes formaram a segunda. E as alunas Ana Beatriz Loch Kleinübing, Helena Lages e Ana Carolina Gadotti Silva finalizaram a terceira equipe.

Para participar da simulação, todos tiveram que escrever um texto do qual elaboraram uma comparação entre as Contribuições Nacionalmente Determinadas do Brasil, que estão em um documento oficial do Governo.

Segundo os alunos, o documento estabelece as metas de redução de gases de efeito estufa em prol de colaborar com a missão da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), um projeto de desenvolvimento sustentável para abranger todos os países na busca por um mundo melhor.

Como a simulação envolve outros 12 países diferentes, o debate será realizado de forma on-line nos dias 27, 28 e 29 de outubro e na língua inglesa, já que irá envolver pessoas do mundo inteiro. Por enquanto, os estudantes passam por um momento de ansiedade, já que ainda há muitas coisas a serem organizadas e definidas, e claro, muito estudo. 

Segundo a estudante Helena Lages Tribess, que faz parte de uma das equipes, por ser um simulado de dificuldade elevada, o processo de preparação segue esse nível. Juntos, os alunos estão pesquisando sobre o tema, o posicionamento dos países em comparação com suas ações, a dinâmica da Conferência que baseia a simulação e o principal: o estudo da língua inglesa.

“Acredito que o principal fator para toda essa preparação, é demonstrarmos a nossa força como jovens brasileiros do estado de Santa Catarina, conscientes dos problemas que enfrentamos em escalas globais, mas dispostos a contribuir nessa luta através dos mecanismos internacionais e das ferramentas ao nosso alcance”, conta a jovem. 

Agora, as equipes tem grandes expectativas, já que eles estão entre os 75 estudantes escolhidos no mundo todo, para participarem da simulação. O estudante Felipe Butzke Dallacorte explica que será uma experiência desafiadora, mas que todos farão o melhor que conseguirem.

“Será muito desafiador estar nesse espaço de discussão com estudantes de outros  países, mas de toda forma estamos confiantes de que faremos nosso melhor e que até lá estaremos no maior nível possível para concorrer à vaga para ir pra COP28 em Dubai”, finaliza.

Interação mundial e importância da discussão

Conhecida por ser uma área de muita conversa e discussão, o Direito exige que seus alunos saibam como lidar com diversos tipos de discursos e saibam como rebatê-los. E isso se aplica quando se trata de assuntos como clima e mudanças ambientas. 

A aluna Maria Luiza Dix Reis explica que é fundamental ter a integração com esse tema, já que o direito internacional vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Para ela, é preciso formar profissionais habilitados para atuar neste cenário, e que simulações como essa e sobre esse tema são um momento ideal para desenvolver habilidades de oratória, pensamento crítico e capacidade de argumentação.

O estudante Felipe complementa explicando que essas formações trazem diferenciais na formação de um profissional. Ele ainda explica que já teve oportunidades parecidas com a da simulação, e que para ele foram essenciais, já que abriram portas para o crescimento como pessoa e em sua futura profissão.

Para ele, participar da simulação é uma grande conquista, e é a prova de como a força do curso é maior do que eles imaginavam. 

“Temos certeza que a oportunidade em simular com estudantes de vários lugares do mundo, será uma experiência incrível. Essa integração irá propiciar, sem dúvidas, uma grande troca de experiências culturais e conhecimentos sobre o tema das mudanças climáticas a partir de diferentes pontos de vista. Esse momento da simulação irá oportunizar o desenvolvimento de nossas habilidades voltadas à oralidade, ao debate e diálogo construtivo, elementos fundamentais para as profissões ligadas a área do Direito”, finaliza a aluna Maria.


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