X
X

Buscar

Estudantes da UFSC Blumenau vencem etapa superior de competição de robótica

Premiação do Desafio ValeEUrobotic 2022 aconteceu nessa quarta-feira, 17

A equipe High Vision, composta por alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Materiais da UFSC Blumenau é a campeã da etapa superior do Desafio ValeEUrobotic 2022.

O evento

O evento reuniu equipes de estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior, de instituições de ensino públicas e privadas de Blumenau e região. A competição aconteceu na última terça-feira, 16, no Espaço de Educação Maker Sesi.

A premiação foi realizada na noite dessa quarta-feira, 17, no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau, Pomerode e Gaspar (Simmeb).

Importância para os estudantes

Formada pelos alunos Bruno Henrique Steil, Matheus Fernandes Neves, Maria Clara de Oliveira Moreira e Rafael Martins Rodrigues, a equipe vencedora apresentou uma solução para o desafio de visão computacional para a dimensionamento de peças, proposto pela empresa Altona.

“A solução apresentada foi uma máquina capaz de girar uma câmera em torno da peça, capturando imagens da mesma e as comparando com uma referência que também gira, oposta à câmera, que mede as distorções realizadas pela projeção de uma luz estruturada em relação à referência”, explica Matheus.

O estudante conta que participar do desafio foi uma experiência muito boa e que ele e a equipe esperam participar outras vezes. “O contato da academia com a indústria é muito benéfico para os estudantes. Com essa interação, conseguimos resolver problemas reais com teorias dadas em sala de aula”, avalia.

“Nosso grupo se esforçou ao máximo, sempre dando o nosso melhor. Quando recebemos o resultado, foi uma felicidade para todos, pois vimos que, com muita dedicação e vontade, conseguimos chegar longe”, finaliza Matheus.

Outras colocações

Os segundo e terceiro lugares da etapa superior do desafio também foram conquistados por equipes da UFSC Blumenau. Em segundo lugar, ficou a equipe Herr und Frau Tech, formada pelos alunos Camila Barbieri Schwab, Fernanda de Oliveira Ferreira, Maruhan Diego Zandonai e Otnael Rocha Silva, que apresentou uma solução para o desafio proposto pela Selgron.

Já a equipe Tudo Normalizado, composta pelos estudantes Adriana Melissa Zabel, Gabriel Corrêa, Renan Zellmer e Vitoria Scheffer Deorristt, ficou em terceiro lugar com a proposta de solução para a empresa Jung.

Prêmios

As campeãs foram premiadas com troféu, medalha, premiação em dinheiro e uma visita técnica na empresa propositora do desafio que participaram. Além da etapa superior, o Desafio ValeEUrobotic 2022 também contou com a etapa educação básica, onde a Escola Básica Municipal Lauro Müller foi a vencedora nas duas categorias.

Leia também:

– Ministro Alexandre de Moraes determina buscas na residência de Luciano Hang; entenda
– Blumenau lança novo roteiro turístico com Centro Histórico como protagonista
– Rivage recebe evento beneficente da Apae nesta quarta-feira
– GALERIA – Cantinho da Vó Trude traz ares do interior ao Centro da cidade de Brusque
– Candidata à presidência Simone Tebet visita teatro Bolshoi, em Joinville