Estudantes de Blumenau criam sistema para gestão de catástrofes ambientais e vão apresentar projeto no México
Sistema Integrado para Gestão de Catástrofes Ambientai foi desenvolvido por três alunos, com orientação da professora Ana Zultanski
Na IX Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), realizada em Pomerode, o projeto “SIGCA – Sistema Integrado para Gestão de Catástrofes Ambientais” conquistou o segundo lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra. Desenvolvido pelos estudantes Kauã Rodrigues Mellato, Antonio Rocha Silva e Gustavo Franke, da Escola Sesi de Blumenau, com orientação da professora Ana Carla Zultanski e coorientação de Márcio Schoenfelder, o projeto busca atender às necessidades da Defesa Civil de Gaspar na gestão de recursos materiais, humanos e financeiros durante eventos climáticos de grande impacto.
O SIGCA é um software projetado para oferecer soluções imediatas e mitigadoras para desastres ambientais como os que atingiram a região nos anos de 2008 e 2011. A ferramenta promete ser uma contribuição significativa para a preparação e resposta a desastres naturais, otimizando o gerenciamento de emergências.
Além do reconhecimento na FEBIC, os alunos receberam uma credencial para participar em novembro da Feira Internacional de Inovação, Ciência e Tecnologia (FEINCYT), em Oaxaca, no México, uma das maiores feiras de iniciação científica das Américas. A equipe também planeja inscrever o projeto na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), evento que ocorrerá no início do próximo ano.
Sobre o projeto dos estudantes
A professora Ana Zultanski destacou que o grupo iniciu o trabalho em maio de 2023. “A partir de estudos de artigos científicos e saídas de campo na região para analisar os efeitos e consequências dos eventos climáticos que causam catástrofes, identificamos que poderíamos propor a elaboração do software”, comentou.
De acordo com a professora, o projeto atualmente está na “fase de testes e finalização”, para poder levá-lo ao FEBRACE.
O Sesi Blumenau também celebrou a conquista em suas redes sociais, parabenizando os alunos. “Que orgulho eles nos deram! Parabéns meninos pelo projeto e parabéns aos professores dedicados que se empenharam tanto”.
Leia também:
1. Transporte coletivo de Blumenau tem mudanças de horários partir de segunda-feira
2. Homem apanha de vizinhos após atear fogo na casa em que morava com companheira, em Blumenau
3. Saiba qual foi o prato que fez blumenauense chegar no Top 10 do Masterchef Brasil
4. Paciente que se transferiu por conta própria para hospital particular de Blumenau perde ação em que pedia indenização
5. Homem é preso após quebrar móveis e objetos de casa na frente da mulher grávida em Blumenau
Veja agora mesmo!
Linguiça Blumenau é produzida por família há 35 anos na Itoupava Central: