Estudantes de Blumenau participam de concurso ambiental internacional
Campanha envolve alunos de escolas públicas de sete países
A campanha “Ao Redor da Ibero-América”, concurso ambiental promovido pela empresa de água, energia e resíduos Veolia Brasil, juntamente com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), chega à sua 14ª edição. Este ano, com o tema “Reciclagem e Reutilização de Plásticos”, o objetivo é mostrar as diferentes formas de utilizar o material de forma responsável e criativa, envolvendo alunos das escolas públicas.
A ação é realizada em sete países da América Latina onde a Veolia tem atividades: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México e Equador. Do Brasil participarão escolas municipais de Santa Catarina, entre elas Blumenau. Estão também na lista catarinense escolas de Antônio Carlos, Biguaçu, Tijucas, Palhoça, Camboriú, e São José.
A temática se concentrará na proteção e biodiversidade dos oceanos, uma vez que esse assunto tem se tornado o centro de debates para eliminar o descarte de plásticos nos oceanos em prol de um meio ambiente saudável e protegido para os animais marinhos.
Até o mês de agosto, os professores trabalharão em sala de aula atividades com o tema abordado na campanha com o material do Ao Redor da Ibero-América. Cada aluno irá preparar um aquário feito com materiais recicláveis e um animal marinho que deve ser protegido no oceano.
O vencedor nacional ganhará uma viagem pedagógica para a Colômbia, em setembro, onde encontrará com os ganhadores dos outros países participantes.
“Esta campanha leva também à reflexão sobre o que fazemos e o que podemos fazer para deixar um planeta mais saudável para essa e as próximas gerações. Sobretudo, a campanha é uma oportunidade de incentivar as crianças que ainda estão em formação a serem agentes de transformação na própria comunidade”, destaca o Diretor Geral da Veolia Brasil, Pedro Prádanos.
Em 2018, o tema abordado também foi a Reciclagem e Reutilização de Plásticos, entretanto, o destaque foi a preservação de animais em extinção. A ganhadora nacional, Jennifer da Silva Oliveira, de Sorocaba, foi premiada com uma viagem para as Ilhas Galápagos, no Equador, local emblemático da biodiversidade mundial.