X
X

Buscar

Estudantes de Pedagogia Indígena Xokleng da Furb realizam colação de grau em Ibirama

Graduação foi oportunizada através do FUMDES

Ocorreu nesta sexta-feira, 13, a colação de grau dos estudantes da graduação em Pedagogia Indígena Xokleng da Furb, em Ibirama.

De acordo com a Furb, o curso foi oportunizado pelo Governo de Santa Catarina, através do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES).

Iniciado em 2019, o curso foi ofertado pela Furb no campus Alto Vale da UDESC visando formar professores pertencentes ao Povo Indígena Laklãnõ/Xokleng para atuarem na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, entre outras oportunidades.

Nesta sexta-feira, 30 estudantes conquistaram o grau de licenciados em Pedagogia em cerimônia especial realizada pela Furb no Instituto Federal Catarinense em Ibirama, reunindo estudantes, professores, familiares dos formados e a gestão superior da universidade.

Ao longo da colação, foram destacados os obstáculos superados ao longo dos cinco anos da graduação, a exemplo da pandemia de COVID-19, enchentes e deslocamentos da aldeia até Ibirama, mas também os momentos de amizades e colaboração entre os estudantes e os professores.

“Hoje vocês concluem essa jornada na Furb carregando em si a tradição e a inovação. Em um mundo que muda rapidamente, a universidade é um espaço crucial para se preparar para este desafio. Hoje é um dia de celebração. Exaltamos vocês por este momento inesquecível, fruto de muito esforço, dedicação e superação. Celebrem essa conquista com sabedoria”, destacou a reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola, em seu discurso aos formados.

A graduação em Pedagogia Indígena Xokleng é um dos 19 cursos ofertados em turmas únicas pela Furb através do FUMDES em diversas cidades catarinenses, criados a partir de demandas da sociedade e oportunizados pelo Governo de Santa Catarina com bolsas 100% a todos os estudantes selecionados.

Leia os destaques da semana:

1. Motorista de caminhão da coleta de lixo relata momento do acidente que matou trabalhador em Blumenau
2. Blumenauense lança livro que mistura ficção e o terror; conheça o enredo de Oksana
3. GALERIA – Conheça as candidatas à realeza da 40ª Oktoberfest Blumenau
4. VÍDEO – Bettina, do meme do primeiro milhão, queima próprio diploma da Furb e é criticada na internet
5. Tegron, duo de DJs de Blumenau, se apresentará no maior festival de techno do mundo e fará nova Eurotour


Veja agora mesmo!

Queijo Kochkäse é produzido por família há mais de 20 anos na Vila Itoupava, em Blumenau: