Estudantes encontram suástica desenhada em banheiro de universidade catarinense
Instituição repudiou o episódio e afirma que já fez a limpeza do local
Na última sexta-feira, 13, o desenho de uma suástica nazista foi encontrada por estudantes da Universidade da Região de Joinville (Univille). O símbolo estava na parede do banheiro do bloco A da universidade.
Além disso, outras simbologias nazistas foram vistas no local, como os números 14/88, que significam a expressão “devemos assegurar a existência de nosso povo e um futuro para as crianças brancas”. A numerologia está relacionada às frases escritas em um livro de Adolf Hitler.
Procurada pela reportagem do jornal O Município Joinville, a Univille, por meio de nota oficial, confirmou o acontecimento e explicou que uma equipe da universidade realizou a limpeza do local e apagou o desenho assim que foi encontrado.
No texto, a instituição diz que lamenta e repudia o episódio, e ressalta não tolerar atos como este em nenhum de seus espaços de ensino, pesquisa, extensão e atendimento à comunidade.
Além disso, a Univille afirma que irá tratar o caso baseado nas medidas legais vigentes do país.
Confira a nota completa da Univille
“Na última sexta-feira, 13, a Univille identificou, em um dos banheiros coletivos do Campus Joinville, o desenho de uma suástica nazista. Após a identificação, a equipe da Universidade realizou a limpeza do local e apagou o desenho.
A Univille lamenta e repudia este tipo de ação e não tolera atos como este em nenhum de seus espaços de ensino, pesquisa, extensão e atendimento à comunidade. A Universidade tem como valores institucionais a construção de relacionamentos pautados na transparência, honestidade e respeito aos direitos humanos, promovendo o exercício da cidadania e da democracia.
Uma Universidade que respeita a pluralidade de ideias e não aprova iniciativas de apologia à violência de qualquer tipo, inscrições de símbolos nazistas em seus campi e unidades ou qualquer manifestação de desrespeito aos estudantes, docentes, equipes administrativas e comunidades atendidas pela Univille.
Qualquer ato relatado, em desacordo com os valores e princípios da Universidade, será tratado dentro das medidas legais vigentes no país. A Univille, mais uma vez, lamenta o episódio.”