Estudo revela os bairros de Blumenau onde mais chove

Segundo dados coletados desde 2014 pelo AlertaBlu, Blumenau tem chuva dia sim, dia não

Estudo revela os bairros de Blumenau onde mais chove

Segundo dados coletados desde 2014 pelo AlertaBlu, Blumenau tem chuva dia sim, dia não

Julia Schaefer

Dia sim, dia não, chove em algum ponto de Blumenau. Não é força de expressão. O AlertaBlu chegou a esta conclusão após analisar dados das 17 estações pluviométricas na cidade ao longo de três anos. O mesmo estudo permite comparar o histórico de chuva nos diferentes bairros de Blumenau.

A análise leva em consideração dados entre julho de 2014 e junho de 2017. A região de Blumenau que teve mais dias com chuva foi a das Itoupavas/Badenfurt, na estação da localidade conhecida como Tatutiba. Foram 550 dias de terra molhada. O mesmo local registra o maior volume acumulado de água, com um total de 6.287,2 mililitros.

“Ah, aqui chove muito, mesmo”, diz Valmor Pedro de Souza, de 57 anos, sentado no sofá de casa. O ar-condicionado está ligado, e com o calor que faz na rua ele já imagina que as chuvas vão reaparecer no fim da tarde de quarta-feira, 24.

“Para mim a chuva é normal. Nós já moramos aqui na região (Tatutiba) há 30 anos”, conta.

A mulher de Valmor, Diva Eichstaedt de Souza, mora nas redondezas desde quando nasceu na rua Erich Meyer, na Itoupava Central. São 49 anos convivendo no bairro que mais chove em Blumenau.

“Eu entendo que a nossa região receba o maior volume de chuvas. Mas em matéria de enchente, enxurrada, nós estamos tranquilos porque aqui não somos afetados”, afirma.

“Nós nunca sabemos o dia de amanhã, não é mesmo? Aqui chove bastante, claro, mas não temos o que reclamar em relação a desastres por causa das chuvas”, comemora Marlene Machado, 60 anos, outra moradora da Tatutiba.

Passo Manso é o mais seco

O bairro mais seco de Blumenau é o Passo Manso. Ele registrou o menor volume de chuva entre as 17 estações observadas, mas é o nono em frequência de dias chuvosos.

Depois da Tatutiba, as estações da Nova Rússia (549 dias de chuva) e do Jordão (541), ambas no Garcia, registram chuva com maior frequência. Quando o assunto é quantidade de água, o Jordão (5.862,4 mililitros) pula à frente, com a Vila Itoupava em terceiro lugar (5.834,6 mililitros). A Nova Rússia, nesta base de comparação, fica em sexto lugar. Prova de que frequência e volume de chuvas nem sempre estão diretamente relacionados em Blumenau.

Os 10 locais com maiores volumes de chuva

Os 10 locais com chuva mais frequente

Fonte: dados do AlertaBlu entre julho de 2014 e junho de 2017

Próximos passos

O AlertaBlu planeja continuar a coleta de dados e reunir informações para evoluir nas análises do histórico de chuvas em Blumenau. O próximo passo é identificar os tipos de chuva que atingem cada local.

“O próximo passo da pesquisa é classificar o tipo de chuva predominante em cada uma das estações (chuva intensa e rápida ou chuva mais fraca e duradoura), como forma de identificar quais regiões são mais ou menos favoráveis à ocorrência de chuva intensa”, afirma a meteorologista Francine Sacco.

Como Blumenau está passando por um período de tempo instável, com tempestades de verão, o AlertaBlu teve de pausar os estudos para focar no monitoramento do clima. Mas o projeto tem objetivos de longo prazo. O intuito da equipe é apresentar dados que possam ser válidos para diversos setores.

“Vamos conseguir uma visão bem detalhada do município. E isso pode servir também para projetar zoneamento urbano, entre outros fatores. Tudo isso só é possível porque nós temos o olhar voltado para Blumenau”, destaca Francine.

Leia também

Como foi a estreia da blumenauense Jéssica no Big Brother Brasil 2018

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo