“Evoluímos muito”; prefeito de Blumenau fala sobre ano positivo e avanço de projetos

Para Mário Hildebrandt, 2023 é ano positivo para sua gestão

O ano de 2023 tem sido, até o momento, um período de resultados importantes para a Prefeitura de Blumenau. Obras e iniciativas que já estavam em pauta há anos – como o Terminal Oeste e a modernização da Área Azul – enfim saíram do universo dos projetos e construções para, de fato, o atendimento da população. 

Para o prefeito Mário Hildebrandt, tem sido um ano de evolução e de “colheita” para as sementes plantadas no início do mandato. Ele afirma que ainda há desafios na sua administração, que se encerra em dezembro de 2024, – não poderá mais se candidatar para o cargo de prefeito no próximo ano – mas que já deixou legado de gestão e de obras pela cidade.

Parcerias público-privadas e área azul

Uma das assinaturas da gestão de Mário Hildebrandt, bem como de seu secretariado, tem sido o envolvimento de forças do setor privado em benfeitorias públicas. Foi o caso da praça doutor Blumenau, que tem o espaço explorado pelo Refúgio Patagônia, e mais recentemente da Estação Unifique, praça em frente à Prefeitura de Blumenau.

Este caso específico, Hildebrandt explica que foi um projeto que surgiu a partir de leituras sobre a história de Blumenau. “Eu sempre achei um espaço abandonado, mal utilizado, e então em 2019 eu li no livro Blumenau em Cadernos que ali já havia sido uma estação de trem. Então pensei em haver ali uma réplica da estação com espaços para alimentação e lazer”, explica.

Mais recentemente também foi lançado o edital para a exploração comercial de bares, restaurantes e cafés que queiram se instalar na Praça dos Músicos, ou Praça das Gaitas Hering.

Outro assunto no qual o prefeito afirma estar satisfeito quanto à evolução é a modernização da área azul, uma crítica persistente nos últimos anos, principalmente com a evolução deste tema em cidades vizinhas. “Nós respondemos a um questionamento do Tribunal de Contas, mas foi algo absolutamente natural, e agora tudo está resolvido, com a novidade já em implantação”.

Relação com deputados

Apesar da melhoria na representatividade política – Blumenau agora conta com quatro deputados estaduais e dois federais -, o prefeito é cauteloso ao falar sobre o que isto de fato tem impactado na administração municipal. “Mantemos um ótimo relacionamento com os deputados, mas é preciso que eles também estejam engajados nas pautas da cidade”.

Em termos de captação de recursos para projetos, ele explica que, até o momento, não há nenhuma sinalização por parte dos deputados eleitos. “Blumenau tem grandes projetos e que precisam de ajuda na busca por dinheiro. O último político a trazer um bom volume de recursos por meio de emenda para benfeitorias na cidade foi o senador Dalírio Beber, que com este ato colaborou para a construção de pontes”.

Sesi

O prefeito de Blumenau é enfático ao dizer que, sem recursos do governo do Estado, não há a possibilidade de pagar para a Fiesc o que a entidade quer pelo complexo esportivo do Sesi. “É um interesse da cidade de Blumenau, mas não conseguimos pagar com recursos próprios, e, portanto, estamos aguardando um posicionamento do governo de SC. Até o momento, não há novidades sobre esse assunto”.

Autorizada para a venda, a estrutura segue com este impasse. Sobre a negociação do governo do estado com o Sesi de um terreno em Chapecó pelo complexo, Hildebrandt explicou que não tem informações oficiais disto.


Assista agora mesmo!

Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo