Ex-diretor do Samae de Blumenau seria mandante de tiros na casa de Michael Maiochi, segundo relatório da Polícia Civil
Michael Schneider é o principal investigado pelo crime
De acordo com o relatório de investigação da Polícia Civil de Blumenau, o ex diretor-presidente do Samae, Michael Schneider, é o mandante dos disparos na casa do ex-secretário Michael Maiochi, no bairro Salto do Norte. O caso aconteceu em fevereiro deste ano.
Conforme o relatório obtido pela reportagem de O Município Blumenau, Michael Schneider foi alvo da Operação Limpeza Geral em agosto de 2023, enquanto comandava o Samae, e, por algum motivo ainda não esclarecido pela Polícia Civil, houve uma desavença entre ele e Michael Maiochi, que na época das investigações era secretário de Obras.
Ex-diretor do Samae investigado
Informações de “corredores” da Prefeitura de Blumenau indicam que Maiochi teria supostamente frustrado planos de corrupção de Schneider, diz o relatório da Polícia Civil. “Essa ação poderia ser a favor da probidade pública ou não, até o momento as investigações não chegaram a esclarecer esse propósito”.
Ainda segundo o relatório, com o objetivo de “dar o troco” em um estilo “se eu não ganho, ninguém ganha”, o ex-diretor do Samae resolveu expor um possível esquema de corrupção que Maiochi participava, que incluía reformas de imóveis particulares atreladas a licitações e percentuais cobrados de construtoras. Este esquema não foi comprovado até o momento.
De acordo com a Polícia Civil, para dificultar a identificação do denunciante e do mandante do crime, Schneider contou com a ajuda de outro homem. Eles utilizaram chips registrados com dados falsos e aparelhos diferentes dos que usavam habitualmente para enviar denúncias e ameaças às autoridades municipais. O “amigo” de Schneider teria envolvido pessoas sem ligação direta com o caso para confundir as investigações.
Dia dos disparos
Conforme o relatório, na noite de 6 de fevereiro, dia que aconteceu os disparos na casa de Maiochi, os veículos Honda Biz e Volkswagen Saveiro foram vistos saindo de Pomerode e se dirigindo à residência do ex-secretário em Blumenau. Câmeras de monitoramento capturaram os veículos próximos à casa da vítima por volta das 20h30 e novamente às 23h18. Minutos depois, ocorreu o ataque à residência, e os veículos não foram mais registrados pelas câmeras em Blumenau ou Pomerode.
Segundo as investigações da Polícia Civil, no dia seguinte ao crime, Schneider se deslocou para o litoral com a família e depois retornou a Indaial para uma reunião com o homem que o ajudou no crime no bairro Tapajós. A análise da quebra de sigilo telefônico revelou que os dispositivos usados para planejar os disparos também estavam no bairro durante a reunião pós-crime.
Por fim, a Polícia Civil destaca que, apesar das evidências ligando Schneider e mais um homem ao crime, ainda são necessárias mais diligências para fortalecer o material probatório e identificar o autor dos disparos. A polícia segue com as investigações.
A reportagem de O Município Blumenau tentou contato com os advogados de Michael Schneider e com o próprio ex-diretor do Samae, porém não obteve sucesso. O espaço segue aberto para posicionamento.
Operação Publicis
No dia 19 de junho, a Polícia Civil deflagrou a “Operação Publicis”, que cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em Blumenau, Indaial, Timbó e Pomerode.
Os mandados de busca e apreensão estavam em desfavor de oito pessoas, suspeitas de estarem envolvidas nos disparos na madrugada do dia 5 de fevereiro, na casa do ex-secretário, no bairro Salto do Norte. Os tiros acertaram o portão da frente, alguns pontos da parede da residência e o para-choque traseiro de um carro, mas ninguém se feriu.
Na operação, foram apreendidos uma motocicleta usada pelos autores dos disparos, duas armas de fogo, R$ 4 mil, documentos e celulares para serem periciados.
Leia também:
1. Homem é perseguido por moradores e preso após tentar roubar celular de mulher em rua de Blumenau
2. VÍDEO – Após retorno aos palcos, Rudi e Willy se reúnem com Sargento Junkes para contar piadas
3. Prêmio Queijo Brasil: saiba tudo sobre o evento nacional que acontecerá em Blumenau
4. Bancada do Vale do Itajaí destinará R$ 5 milhões para investimentos no Complexo do Sesi
5. Foragido de penitenciária é preso no Boa Vista, em Blumenau
Veja agora mesmo!
A rua XV se chamava Rua da Linguiça? André do Blumencast relembra mito de Blumenau com Sargento: