EXCLUSIVO: Loja de Blumenau com mais de 500 mil seguidores é acusada por clientes de todo o Brasil de aplicar golpes

São quase 400 denúncias registradas no ReclameAqui

ATUALIZAÇÃO: 18h30 de 09/12 – A Shop77 retornou os contatos da reportagem. Confira o pronunciamento ao final da matéria.

A loja Shop77, com sede em Blumenau, está sendo acusada por clientes de diversos estados do Brasil de aplicar golpes. As denúncias relatam entregas não realizadas, falta de resposta aos contatos e estornos não efetuados.

Em contato com a reportagem de O Município Blumenau, um cliente de Novo Hamburgo (RS) relatou que comprou camisetas no dia 12 de outubro deste ano. Porém, até o momento, elas não foram entregues. “Entrei em contato com a empresa para tentar entender o que poderia ter acontecido no dia 13 de novembro. Sem resposta, aguardei até o dia 23 de novembro. Fiz uma reclamação no ReclameAqui no mesmo dia, e foi então que comecei a perceber que havia inúmeras reclamações não respondidas.”

Desde o dia 21 de setembro, no ReclameAqui, site utilizado pelos consumidores para expor opiniões sobre a experiência com determinada empresa ou serviço, há um total de 396 reclamações não respondidas pela Shop77.

Em uma das denúncias, um cliente de Varginha (MG) afirma que realizou compra em março de 2024 e até o momento não recebeu as camisetas. “Enviei uma mensagem à empresa, e me informaram que não conseguiram processar o pedido por falta de material necessário. Diante disso, solicitei o cancelamento. Já se passaram dois meses desde o pedido de cancelamento, estamos em setembro, e até agora não recebi de volta o valor do meu Pix, mesmo após o prazo de 14 dias informado por eles.”

O cliente de Novo Hamburgo tentou registrar uma denúncia contra a empresa por meio do site Consumidor.gov, porém a Shop77 não está cadastrada na plataforma para receber reclamações.

Em consulta ao Eproc – sistema eletrônico de tramitação de processos judiciais – do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), a reportagem encontrou um processo contra a Shop77, que tramita por indenização por dano material, responsabilidade do fornecedor e Direito do Consumidor. O valor da causa é de R$ 10.262,86.

Sumiço da Shop77

Mesmo com mais de 500 mil seguidores no Instagram, a rede social da loja tem comentários fechados. A última publicação com comentário aberto é do dia 21 de novembro de 2023. Nos últimos dias, duas pessoas foram nessa publicação antiga e reclamaram que os produtos não foram entregues.

Shop77
Reprodução

No Facebook, que conta com 27 mil seguidores, a Shop77 também bloqueou os comentários após uma série de reclamações de clientes indignados. Na aba de avaliações do Facebook há diversas reclamações.

Nas publicações antigas do Instagram, quando surgiam reclamações ou dúvidas, a loja costumava responder com um número de WhatsApp. No entanto, esse contato não está mais ativo. Além disso, no site oficial da Shop77, não há qualquer informação de contato disponível.

A reportagem tentou entrar em contato com a loja por meio de um e-mail disponibilizado no Facebook, porém, assim como o número de WhatsApp, o endereço de correio eletrônico não existe mais. Encontramos outro e-mail da empresa e enviamos uma mensagem, mas, mais uma vez, não obtivemos retorno.

‘Empresa fantasma’

No site, a Shop77 tem como endereço registrado a rua Iguaçu, nº 500, no bairro Itoupava Seca. Entretanto, a reportagem de O Município Blumenau foi até o local e constatou que o imóvel está vazio, restando apenas a fachada. Em conversa com trabalhadores vizinhos ao estabelecimento, foi relatado que a Shop77 não opera mais no local desde janeiro deste ano.

shop77
Endereço da rua Iguaçu. Foto: Marlos Glatz/O Município Blumenau

Além deste, no Facebook, a loja tem outro endereço registrado, na rua Maringá, 533, galpão 6, no bairro Salto Norte. A reportagem também foi até o local e não há mais nada da Shop77 no galpão. O funcionário de outra empresa relatou que a loja não está mais no endereço há cerca de dois anos.

Endereço da rua Maringá. Foto: Marlos Glatz/O Município Blumenau

Assim como visitamos os endereços listados pela empresa, também tentamos contato com os sócios. Ela retornou dizendo que “apesar de o meu nome estar entre os sócios, me desliguei da empresa em julho de 2023. Inclusive, já venho solicitando há algum tempo a retirada do meu nome”.

Pronunciamento da Shop77

A empresa retornou os contatos da reportagem às 18h30 desta segunda-feira, 9. O sócio informou que o ressarcimento dos clientes está em andamento. Segundo ele, o dinheiro da loja estava retido, não conseguindo estornar os valores. Nesta segunda-feira, de acordo com ele, R$ 21,5 mil foram recuperados, e mais R$ 15 mil estão previstos nesta terça-feira, 10.

Contudo, conforme a Shop77, ainda há R$ 100 mil retidos, que a empresa espera que sejam liberados até a próxima semana. “Ou seja, a gente vai conseguir ressarcir todo mundo e ainda vai sobrar um bom dinheiro”, afirmou.

Ele explicou que os canais de atendimento da empresa, como WhatsApp e e-mail, estão inativos devido à rescisão dos contratos com os funcionários. O sócio reforçou que a situação foi causada por retenções de valores que impactaram significativamente o fluxo financeiro da empresa. Ele ressaltou que a decisão de descontinuar as operações foi tomada porque a loja não gerava mais lucro.

“Quero deixar claro que não há má-fé. Acreditamos que em mais 10 ou 15 dias todos os ressarcimentos estarão resolvidos”, concluiu.

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