“Exemplo de dedicação”: colegas e amigos lamentam morte de Walter Orthmann
Ele faleceu nesta sexta-feira, 2
Diversos moradores e personalidades conhecidas de Brusque lamentaram a morte de Walter Orthmann, aos 102 anos, nesta sexta-feira, 2. O brusquense é recordista do Guinness World Records por ser o trabalhador mais longevo em uma empresa, tendo completado 86 anos de trabalho na RenauxView.
Ele faleceu em casa. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do brusquense.
A empresa da qual tinha forte ligação, a RenauxView, emitiu uma nota de pesar lamentando o falecimento de Walter. Confira:
“É com imensa tristeza que a RenauxView comunica o falecimento de Walter Orthmann, nosso mais antigo colaborador. Com uma carreira de notáveis 86 anos na empresa, certificada pelo Guinness World Records como a mais longa em uma mesma companhia, Walter dedicou 102 anos de sua vida a contribuir de maneira indelével para a nossa história.
Durante seu extenso período conosco, ele colaborou com todos os diretores que passaram pela organização, estabelecendo negócios e amizades em praticamente todos os estados do Brasil e desempenhando um papel vital na construção da nossa trajetória.
A partida de Walter deixa um grande vazio em nosso cotidiano, sendo profundamente sentida por todos que tiveram o privilégio de compartilhar momentos e experiências com ele. Neste momento de luto, estendemos nossos mais sinceros sentimentos e condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho, compartilhando a dor dessa perda significativa.
Que o exemplo, as lembranças e as valiosas contribuições de Walter permaneçam vivas em nossas memórias e sirvam como inspiração para as gerações futuras da RenauxView.”
Demais homenagens
Nas redes sociais, diversas pessoas que conheciam a longa história de Walter com o trabalho se solidarizaram com os familiares e enalteceram a dedicação do brusquense ao longo de sua trajetória na empresa, assim como o mencionaram como um símbolo da palavra.
Uma ex-colega de trabalho lamentou a morte do brusquense e mencionou “a honra ter convivido e trabalhado com ele. Muito aprendizado e muita inspiração ficam como seu legado”, disse.
“Nosso amado, Sr.Walter! Um exemplo de dedicação! Para sempre em nossos corações”, lamentou outra conhecida.
Também ex-colega do trabalhador, disse: “Tive o privilégio de trabalhar na mesma empresa que ele, um exemplo de força, trabalho e dedicação. Sentimentos aos familiares”.
Nota de pesar
O empresário Luciano Hang, dono da Havan, também emitiu um comunicado lamentando o falecimento do morador.
“Seu Walter foi um grande homem, deixou um legado incrível. Ficou conhecido por ser o funcionário mais antigo do mundo, com 86 anos trabalhando na mesma empresa. Bateu seu próprio recorde mundial do Guinness. É um dia muito triste para Brusque, mas tenho a certeza de que ele será lembrado para sempre como um grande exemplo de força, garra e determinação”, diz.
Neste momento de dor e perda, o empresário e toda a família Havan manifestam solidariedade e prestam as mais profundas condolências à família e amigos”.
Trajetória de Walter Orthman
Com uma bicicleta de segunda mão adquirida pelo pai, Walter se candidatou à vaga de office-boy, um trabalho que exigia mobilidade pela cidade para tarefas como coleta de correspondências, recolhimento de jornais e transporte de malotes de dinheiro para a folha de pagamento.
Na década de 1950, ficou responsável pelo faturamento e foi convidado para uma viagem de vendas a São Paulo. Nessa viagem, conseguiu pedidos que garantiram três meses de produção para a empresa, iniciando seu ingresso definitivo na área comercial.Por meio do trabalho, pôde viajar por todo o Brasil e assegurar mais ainda sua função de gestor de vendas.
Em 2008, quando completou 70 anos de serviços na RenauxView, sua história ganhou reconhecimento nacional, com reportagens veiculadas em grandes programas e cobertura nos principais jornais e revistas do Brasil.
Em 2018, Orthmann recebeu a certificação do Guinness World Records como a “Mais longa carreira em uma mesma empresa” pela primeira vez, um título que posteriormente superou seis vezes.
Ao longo de sua carreira, também recebeu diversas homenagens de diferentes entidades. Quando a empresa completou 70 anos, foi homenageado pela Associação Empresarial de Brusque.
Em 2013, recebeu a Ordem do Mérito Industrial e Sindical da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) pelos seus 75 anos de trabalho e uma homenagem da Câmara Municipal de Brusque. Em 2018 foi homenageado pelo Corpo de Bombeiros e pelo Tribunal Superior do Trabalho com a comenda da ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.
Vida pessoal
Orthmann casou-se com Alice Koschnik em 1946 e teve 5 filhos, Sueli, Rosemari, Marli, Valmir e Valter Roberto. Em 1977, ficou viúvo e, em 1980, casou-se com Lucia Helena Valle. O casal teve três filhos, Tatiana, Sabrina e Marcelo.
Leia também:
1. Apostador de Blumenau acerta a quina e fatura mais de R$ 32 mil na Mega-Sena
2. Fábio Rabin vem a Blumenau com novo show de stand-up
3. Roteiro Blumenau Gastronômico traz mais de 30 opções em culinária durante o mês de agosto
4. Hospital de Blumenau realiza simulado de abandono com Brigada de Emergência
5. Homem persegue menina de 11 anos no Centro de Timbó e será interrogado pela Polícia
Veja agora mesmo!
Dieter Gieseler explica para Sargento como foi dia em que faltou luz no show da banda Hellmann: