Exército Brasileiro estará em Indaial para simulado de Ajuda Humanitária

Exercícios acontecem na segunda semana de agosto

A cidade de Indaial irá receber o Exército Brasileiro na próxima semana. Entre os dias 5 e 8 de agosto, o Exercício de Ajuda Humanitária irá preparar as equipes de diversas agências operativas para casos de catástrofes naturais no município. O simulado também será feito em outra cidade do Vale do Itajaí, Taió.

De acordo o diretor de Defesa Civil de Indaial, Guilherme Tell Bogo Agostini, o exercício permitirá a prática e o aperfeiçoamento de todos os processos relacionados a uma possível situação de calamidade gerada pelas chuvas torrenciais na região.

“Indaial já sofreu em anos anteriores com enchente, deslizamentos e alagamentos. As forças de segurança do município precisam estar preparadas e alinhadas com órgãos de outras esferas em caso de necessidade. Esse simulado será muito importante também para corrigirmos eventuais falhas de operação e para que as Forças Armadas conheçam melhor o nosso território”, pontua.

Esse será o 3º simulado em Santa Catarina realizado pelo Exército Brasileiro, por meio da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada. A base de operações será o 23º Batalhão de Infantaria, em Blumenau. A equipe da cidade tem grande experiência por conta das catástrofes ocorridas na região ao longo dos anos.

Além dos militares do Exército sediados em Blumenau, participarão tropas vindas de Florianópolis, Porto União, Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). As atividades contarão ainda com a participação de militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, membros da Secretaria de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Samu e Polícia Civil.

Além disso, todos os setores da Prefeitura, Defesa Civil de Indaial e Corpo de Bombeiros Voluntários participarão. O Plano Municipal de Contingência será colocado em prática, já que o simulado é uma exigência do Plano, conforme prevê a legislação brasileira.

A Defesa Civil esclarece à população que os exercícios, apesar de retratarem de forma real a situação de ajuda humanitária, como, por exemplo, a emissão de alertas, chegada das tropas, construção de pontes, resgates e a presença do Exército, serão somente para simulação. “Dessa forma, orientamos os munícipes a ficarem tranquilos”, ressalta Guilherme.

Atividades

A preparação já começa nesta sexta-feira, 2, com os alertas meteorológicos. Na segunda-feira, 5, o Exército chega ao município. A simulação dos exercícios militares começa na terça-feira, às 12h e vai até as 17h de quarta-feira.

Na quarta, 7, um exercício simulado fecha a Ponte dos Arcos à partir das 14h. Entre os exercícios estão rompimento de barragem, resgate, construção de ponte móvel, evacuação de escola, entrega de alimentos, entre outros. Exercícios noturnos também estão previstos na programação.

O simulado envolverá cerca de 700 homens e 60 viaturas ligados à 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, além da estrutura de botes, helicóptero, cavalaria e engenharia de pontes.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo