Exército de Blumenau recebe treinamento para situações de calamidade

Evento levará equipes para as ruas da cidade durante a semana

Quem ver viaturas militares nas ruas, helicópteros sobrevoando o Centro de Blumenau ou botes militares no rio Itajaí Açu durante essa semana não precisa se preocupar. O 5º Exercício de Ajuda Humanitária teve início nessa segunda-feira, dia 12, e continua até quinta.

O propósito do treinamento é preparar as tropas para casos de calamidades, como enchentes ou deslizamentos. Participam Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Instituto Geral de Perícias, Guarda Municipal de Blumenau e Defesa Civil de Blumenau.

A organização é feita no 23º Batalhão de Infantaria, no bairro Garcia, onde os militares do Exército Brasileiro já vem sendo treinados para o exercício há meses. Dessa forma, a resposta em casos de catástrofe será mais rápida e efetiva.

Apesar das simulações em diversos pontos da cidade, nenhum atendimento dos órgãos de segurança será afetado pelo treinamento.

Simulação de enchente

O cenário proposto pelo simulado cria uma situação de enchente, com o rio tendo atingido o nível de 12 metros. Após todos os alertas emitidos pela equipe de meteorologia do município e do estado e da mobilização dos órgãos envolvidos, as equipes de trabalho terão vários exercícios propostos, incluindo ocorrências de deslizamento de terra, alagamentos, resgate de desabrigados, ativação de abrigo, patrulhamento ostensivo, entre outras ações realísticas que o cenário de catástrofe impõe.

De acordo com o secretário da Secretaria de Defesa Civi, Carlos Olímpio Menestrina, algumas ações pontuais foram escolhidas em locais que já possuem algum histórico de ocorrência.

“É de suma importância esta ação integrada entre as equipes, agregando conhecimento e treinando nosso tempo de resposta e recuperação para situações adversas que ocasionalmente atingem nossa região”, ressalta.

Entre as ações em destaque estão previstas um resgate de uma vítima na rua Santa Maria, no Rancho do Willy; uma ocorrência na rua Araranguá de pessoas supostamente atingidas por uma enxurrada; casa alagada na rua Belo Horizonte; corpo encontrado na margem do rio e um resgate na região da Prainha de um casal de idosos ilhados na região, entre outras ações localizadas.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo