Exposição fotográfica produzida por alunos do projeto Onde Moram Os Sonhos será exibida em Blumenau
Com entrada gratuita, apresentação ocorrerá na Secretaria Municipal de Cultural
A exposição fotográfica produzida por alunos das oficinas de fotografia do projeto Onde Moram Os Sonhos, ministrado pela fotógrafa Sabrina Marthendal, será apresentada na segunda-feira 12, às 19h, na Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau.
A mostra é gratuita, aberta à comunidade e seguirá disponível até o dia 23. Haverá intérprete de libras e as obras contam com audiodescrição acessível via QR Code com alto relevo.
As oficinas gratuitas do projeto estão sendo ministradas desde julho para a Associação Blumenauense de Amigos dos Deficiente Auditivos (Abada), a Escola Básica Padre José Maurício e a EEEB Prof Heriberto Joseph Muller. Dez câmeras fotográficas foram disponibilizadas para os alunos durante as ações.
“A equipe do projeto foi recebida com muita generosidade pelos alunos das instituições, que participaram ativamente das atividades explorando a criatividade e o olhar apurado através da lente de uma câmera fotográfica digital. A experiência provocou empolgação e sorrisos nos oficinantes, muitos tendo contato com uma câmera digital pela primeira vez” compartilha a artista e produtora cultural do projeto, Tita Tinta (Tatiane Hardt).
“Mesmo tendo câmeras nos nossos celulares no nosso dia a dia, existe uma magia que só a câmera fotográfica é capaz de proporcionar, despertando outras formas de perceber o mundo ao nosso redor. E tivemos a alegria de ver isso acontecer com todos os alunos durante as práticas fotográficas”, comemora.
Onde Moram os Sonhos
O projeto Onde Moram os Sonhos é contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo D+ Áreas de Blumenau.
No mês de agosto ocorre um concurso cultural por voto popular das imagens e as três fotografias mais votadas (uma por instituição) pelo Instagram da Tita Tinta até o dia 23, serão premiadas com uma máquina fotográfica digital, o livro Amazônia, do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, e um perfil profissional na Plataforma Cultural Esquina Gráfica.
A premiação ocorre no Evento Colmeia, onde a exposição integra a quarta edição da Rota de Arte Acessível, com imagem criada para ser acessada pelo público com e sem deficiência.
Em setembro, o projeto retorna às instituições para a segunda etapa que terá exposição acessível de dez fotos selecionadas dos alunos, de cada instituição, roda de conversa temática com a fotógrafa Sabrina Marthendal, a jornalista cultural Nane Pereira, e a proponente, artista e produtora cultural do projeto Tita Tinta.
Todas as ações do projeto possuem acessibilidade por meio de audiodescrição nas divulgações online e contarão com intérpretes de libras.
Sobre a fotógrafa Sabrina Marthendal
Sabrina Martendal é pesquisadora visual, atriz, diretora, professora de teatro e fotografia, e fotógrafa. Artista catarinense desde 1999, atua na cidade de Blumenau e região há 21 anos, trabalhando primordialmente a partir do hibridismo entre as linguagens da cena e da imagem.
Bacharel em Interpretação em Teatro pelo Curso de Artes Cênicas da FURB, cursou Fotografia Digital na mesma instituição. Estuda fotografia e teatro desde 1997, continuamente participando de oficinas complementares com artistas e grupos.
Dirigiu 20 espetáculos teatrais pela Carona Escola de Teatro e atuou em mais de 15 durante sua trajetória. Também foi produtora de eventos culturais no município, atuou como professora de fotografia e como coordenadora do Grupo de Pesquisa em Fotografia Contemporânea do Sesc Blumenau.
Além disso, integrou a equipe que desenvolveu projetos sociais que contribuem para o desenvolvimento sociocultural de sua comunidade.
Leia os destaques da semana:
1. Polícia Militar resgata cãozinho debilitado em vala, em Blumenau
2. Saiba quem é o novo diretor do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau
3. Artista de Pomerode vence Prêmio AF de Arte Contemporânea 2024
4. Neve à vista em Santa Catarina: confira regiões onde há possibilidade do fenômeno acontecer
5. Saiba quem são os pré-candidatos prefeito de Blumenau após as convenções>
Veja agora mesmo!
John Mueller conta para Sargento Junkes sobre shows sem cachê, confusões e prêmios: