Fake news: MST não ocupou área no Faxinal do Bepe, em Blumenau
De acordo com o 23º B.I, famílias indígenas haviam montado acampamento na área
Diversas mensagens e fotos estão sendo compartilhadas nas redes sociais – principalmente no Médio Vale do Itajaí – relatando uma possível ocupação de membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na área conhecida como Faxinal do Bepe, na região do Encano, entre Blumenau e Indaial.
Segundo os textos e áudios compartilhados, diversas pessoas com bandeiras do MST e PT estariam chegando ao local e montando barracas, e o exército em Blumenau estaria acompanhando o caso. Entretanto, as informações não são verdadeiras. Inclusive, as fotos enviadas junto as mensagens não são em Blumenau e são facilmente encontradas em pesquisas no Google.
De acordo com informações do comando do 23º Batalhão de Infantaria, a ocupação na realidade era de algumas famílias indígenas. Eles haviam montado um acampamento no local para se alojarem.
A intervenção do exército ocorreu por se tratar de uma área militar e de risco. Inclusive, bem próximo ao local onde estavam as famílias existe um estande de tiro, onde os militares realizam treinamentos durante o dia e noite. Nesta quarta-feira, 18, o jornal O Município Blumenau já havia noticiado a situação.
Assistência Social
Além da participação dos militares, a Secretaria de Desenvolvimento Social esteve na manhã desta quarta-feira, 19, no local. O objetivo era oferecer serviços de assistência e até um abrigo – que foi rejeitado.
Lá, eles identificaram que as famílias faziam parte de um grupo que morava há vários anos na ocupação existente no antigo Centro de Saúde, rua Itajái, no Vorstadt.
No mês passado, pedras do Morro do Aipim deslizaram e atingiram o imóvel onde funcionava a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que fica ao lado da ocupação indígena. Essa foi a motivação relatada por essas famílias para se mudarem e procurarem um novo acampamento.
De acordo com informações confirmadas pelo comando do 23º B.I, na tarde desta quarta-feira, 19, todas as famílias já haviam entendido as orientações e os riscos e deixado a área localizada no Faxinal do Bepe.
– Assista agora:
Conheça sete tipos de chope para experimentar na 37ª Oktoberfest Blumenau