Fake News: operação em abatedouro de cães no Vale do Itajaí é falsa
Ocorrência nunca foi registrada pela Polícia Militar
Ao longo desta segunda-feira, 20, uma mensagem falsa sobre abate de cães para consumo humano circulou nas redes sociais. Em uma das postagens, inclusive, constava como uma operação deflagrada pela Polícia Militar de Santa Catarina na cidade do Vale do Itajaí, Luiz Alves.
Nas redes sociais, a prefeitura informou que a situação não foi registrada no município. “A Polícia de Luiz Alves confirmou que não houve nenhuma operação na cidade relacionada à notícia que está sendo veiculada na internet.”, disse a nota.
Em contato com o Diarinho, o sargento Gilmar A. Schmitz, subcomandante do destacamento de Luiz Alves, afirmou que não existe tal ocorrência. “Não sabemos do que se trata essa mensagem. Essa viatura e esses policiais são de outros cidades. Pessoal andou criando mais uma história, misturando fotos de várias situações e flagrantes da PM, que condizem com a mensagem que está sendo disseminada”, disse o sargento.
Carne de cavalo
Ao negar a situação, a Polícia Militar de Santa Catarina afirmou que algumas das fotos utilizadas nas mensagens são de uma operação deflagrada no Sul do estado. Na situação, a PM, junto da Polícia Civil, apreendeu carne cavalo em Morro da Fumaça. Conforme a investigação, a carne era moída e destina ao consumo humano.