Família presenteia com bolo bombeiros que auxiliaram no parto de bebê, em Blumenau

Terceira filha de Josileire nasceu dentro da ambulância do 3º batalhão

Onze dias após uma tarde inesquecível, Josileire Luiza Scottini de Oliveira chamou a guarnição do ASU-352 na casa dela para um café da manhã com direito a bolo personalizado. Foi esta a equipe responsável por auxiliar no parto da Emily, a mais nova integrante da casa.

A pequena nasceu dentro da ambulância, a caminho do hospital, em 22 de setembro. Josileire e o marido, Maxsuel Taborda, convidaram os bombeiros para conhecer melhor Emily e agradecer pelo atendimento.

Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau/Divulgação

Eram cerca de 16h20 quando ela chegou ao quartel já em trabalho de parto e solicitando encaminhamento ao pronto socorro. Durante o deslocamento, a bolsa dela se rompeu. A ambulância foi estacionada e o parto ocorreu dentro da viatura.

O Cabo Marco Guilherme Klitzke, os Soldados Fernando Moraes Felisbino e Augusto Francisco Medeiros e a bombeira comunitária Jussara Xaviér auxiliaram Josileire a dar à luz a terceira filha. Após receber os primeiros cuidados, Emily foi conduzida ao hospital em segurança junto de sua mãe.

Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau/Divulgação

Desde o nascimento da pequena, o 3º Batalhão manteve contato com a família, que sempre deixou clara a vontade de reencontrá-los.

“Foi um momento muito especial que não tive com meus outros filhos. Poder receber minha filha nos braços assim que nasceu foi maravilhoso. Sou muito grata a todos da guarnição que participaram do meu parto. Minha pequena Emilly tem uma bela história para contar sobre nascer em meio à adrenalina”, conta a mãe.

O Soldado Augusto já havia auxiliado em outros partos, mas relata que toda ocorrência dessa é um momento de gratidão muito marcante na carreira de um bombeiro.

“É muito gratificante poder estar presente nesses momentos, já que no nosso dia a dia lidamos muito mais com situações pesadas, como acidentes que acarretam perdas. Todos ali estavam realizando os procedimentos com um sorriso no rosto, pois realmente é uma experiência única. Sempre que algo assim acontece me traz um sentimento de alegria e dever cumprido. Poder participar disso é empolgante e espero poder vivenciar mais vezes”, relata.

Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau/Divulgação

Kit Nascer Seguro

O Subtenente BM Valério Valmor Pereira, do setor de Ensino, também esteve na visita para entregar o kit Nascer Seguro à família de Emily. Desenvolvido pela Diretoria de Ação Social do Sindicato dos Corretores de Seguro de Santa Catarina (Sincor), ele contém um enxoval para ser usado após o parto pelo bebê.

Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau/Divulgação

O kit foi desenvolvido para ajudar principalmente mães sem condições financeiras a terem condições mínimas de cuidar de seus filhos logo após a maternidade. A ideia é mostrar que o cuidado e a preocupação que o 3º Batalhão tem com mães e filhos não começam quando o 193 é acionado e tampouco terminam no momento em que ambos são encaminhados ao hospital.

Em razão da alta incidência de ocorrências de engasgamento de recém-nascidos, o 3º BBM também realizou uma instrução de prevenção e primeiros-socorros para gestantes no dia 16 de setembro, ministrada pelo Subtenente Valério no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Fidélis, em Blumenau.

O objetivo do evento foi alertar as futuras mães sobre os riscos pós-gravidez e ensinar a como agir em emergências. No evento, todas as gestantes também receberam o kit Nascer Seguro.

“Nossa missão foi passar pelo menos um pouco do nosso conhecimento para cada uma delas e assim poder ensiná-las a como reagir a situações de risco. Essa instrução não termina aqui, pois cada uma vai espalhar o que aprendeu e assim a comunidade fica cada vez mais preparada”, explica o Subtenente Valério.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo