Famílias inscritas na fila dos CEIs de Blumenau devem realizar recadastramento
Responsáveis que perderem o prazo serão retirados da fila
Famílias inscritas no Sistema Fila Única CEIs devem fazer o recadastramento anual para reforçar a intenção de vaga realizada em 2021 ou em anos anteriores.
O recadastro começa a partir da próxima segunda-feira, 9, até dia 27 de agosto. Os pais e/ou responsáveis devem procurar um dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e apresentar. Caso alguma família perca o prazo, ela será retirada do sistema.
É importante reforçar que não houve uma atualização durante o ano passado por conta da pandemia de Covid-19. O prefeito Mário Hildebrandt salienta a importância deste processo na Educação de Blumenau. “A Fila Única garante transparência e condições igualitárias para todos que precisam, seguindo como base os decretos estabelecidos”, complementa.
Antes da última atualização em 2019, 5.835 crianças constavam no Fila Única, depois do recadastramento restaram 3.646. A Secretária de Educação, Patrícia Lueders, destaca que o recadastramento é fundamental para que se tenha a dimensão real da quantidade de crianças que estão aguardando vaga. “Algumas famílias fazem a intenção, mas acabam indo para a rede privada, mudando de cidade ou até mesmo não precisam mais”, diz.
A medida é necessária também em função das regras estabelecidas no decreto, que define critérios de prioridade na fila com base na renda familiar. Dentro de cada faixa de prioridade, a ordem cronológica das intenções de vaga será respeitada.
Segundo dados da Secretaria de Educação (Semed), até esta terça-feira, 3, há 182 vagas ociosas para turmas de creche, ou seja, que estão disponíveis para as famílias, mas não há interessadas. Atualmente, o Sistema Fila única registra um total de 1.385 crianças cadastradas.
Para qualquer dúvida ou esclarecimento, a Prefeitura ainda informou que pode ser tirada pelo telefone (47) 3381-7044 ou diretamente nos CEIs.
Documentação para recadastramento:
– Certidão de nascimento e CPF da criança;
– CPF e RG dos responsáveis legais e dos demais integrantes da família;
– Comprovante de residencia dos responsáveis legais da criança, no município de Blumenau;
– Comprovante do endereço do local de trabalho – somente para os responsáveis;
– Documento expedido pelo Conselho Tutelar de Medida Protetiva de concessão de guarda temporária ou Termo de Guarda expedido pelo Juizado da Infância e Adolescência, se for o caso;
– Declaração de trabalho estipulando o horário de trabalho dos responsáveis legais da criança;
– Declaração de beneficiário do Bolsa Família expedida pelo CRAS, se houver;
– Carteira de Trabalho e comprovante de rendimentos ou declaração de trabalho, que comprove a renda de todos os integrantes da unidade familiar da criança.
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