Febre amarela: Blumenau registra primeiro caso em 2021
Homem de 39 anos está internado na UTI
A Prefeitura de Blumenau informou na manhã desta quinta-feira, 29, o primeiro caso de febre amarela registrado na cidade em 2021.
A confirmação foi dada nesta terça-feira, 27. O paciente é morador do bairro Itoupava Central, tem 39 anos e não havia se vacinado contra a doença. Hoje, o homem está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Febre Amarela
É uma doença infecciosa e viral, causada pelo Flavivirus. A transmissão ocorre quando a pessoa é picada por um mosquito que esteja infectado, não havendo possibilidade de transmissão entre seres humanos. A melhor forma de prevenção contra a febre amarela é a vacinação.
Sintomas
Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas, vômitos, diminuição da urina e amarelão pelo corpo, depois aparenta ter uma melhora com a diminuição da febre, mas em pouco tempo ela volta com força e de forma grave.
As formas graves acometem 15% a 60% das pessoas com sintomas que são notificadas com evolução para óbito entre 20% a 50% dos casos.
Como os sintomas são muito parecidos com os outras doenças infecciosas como Covid-19, Dengue, entre outros. A equipe da Vigilância Epidemiológica de Blumenau orienta que as pessoas estejam atentas aos sintomas, e, ao procurar um médico, avise caso resida perto de área de mata ou tenha viajado nos últimos 30 dias.
Casos registrados em 2020
Em 2020 o município registrou sete casos de febre amarela. No ano passado foram registradas 118 notificações de epizootias, quando há notificação de que foi encontrado um macaco doente ou morto.
A coleta e análise de material genético é feita quando o animal não está em avançado estado de decomposição. Pelo menos 30 casos tiveram resultado positivo para febre amarela. Foram registrados 11 no bairro Itoupava Central; 10 na Vila Itoupava; três na Itoupavazinha; dois no Fidélis; dois no Passo Manso; um na Água Verde e um na Velha Central. Outros 17 casos coletados aguardam resultado do laboratório.
Vacinação
O imunizante é disponibilizado durante todo o ano e é indicada para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos, e no novo esquema de vacinação definido pelo MS a partir de 2020, prevê ainda que as crianças tomem uma dose aos nove meses e façam reforço da vacina aos quatro anos. Acima dos cinco anos de idade, é recomendada a dose única.
Em 2020 foram vacinadas 48.538 pessoas. A taxa de cobertura vacinal está em 81,64%, até janeiro de 2021, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE) e a orientação do MS é atingir 95%. Em 2019 foram vacinadas 94.090 pessoas, um número 85% maior em relação a 2018, quando 53.797 pessoas foram vacinadas.