Fechamento das fábricas da Ford não deve afetar serviços em Blumenau
Empresa anunciou fechamento de seus três parques fabris no Brasil
O fechamento das fábricas da Ford no Brasil não deve afetar os serviços prestados pela empresa na região, segundo apuração da reportagem de O Município. A empresa norte-americana anunciou o encerramento de suas atividades de produção em solo brasileiro nesta segunda-feira, 11.
As fábricas de Camaçari (BA) e de Taubaté (SP) encerram os trabalhos em alguns meses, pois devem focar na produção de peças para suprir a demanda do pós-venda. Já a unidade da Troller, que fica em Horizonte (CE), deve continuar funcionando até o último semestre de 2021.
Uma das únicas decisões, porém, é a de tirar de linha os veículos Ka e Ecoesport. A crise gerada pela pandemia que atinge o mundo motivou a decisão. A Ford apontou que esse cenário “amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.
Repercussões
Por meio de nota, o Ministério da Economia lamentou a saída da Ford do Brasil após 101 anos de produção. “A decisão da montadora destoa da forte recuperação observada na maioria dos setores da indústria no país”, aponta a nota.
A pasta também se posicionou cobrando a “necessidade de rápida implementação das medidas de melhoria do ambiente de negócios e de avançar nas reformas estruturais”.
A empresa não informou qual será o número de funcionários demitidos, nem como vai lidar com a situação desses funcionários especificamente. Apenas sinalizou que manterá contato com os sindicatos da categoria, visando reduzir os danos da medida.