Festa da Cuca, Linguiça e Chopp reúne ícones da gastronomia alemã em Indaial
Evento gratuito será realizado de 29 de novembro a 1º de dezembro, em Indaial
Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, Indaial celebrará esses três ícones culinários que marcam a história e a identidade do Vale do Itajaí. Para quem aprecia a gastronomia e a cultura do Sul do país, a Festa da Cuca, Linguiça e Chopp é um prato cheio.
Durante a segunda edição do evento, os visitantes poderão degustar cucas em suas versões clássicas e inovadoras, linguiças preparadas por produtores locais e muito chopp da cervejaria indaialense Belgard, da Heineken e da Germânia, oferecendo uma experiência completa de sabores tradicionais.
A festa terá também uma extensa programação cultural, com shows e apresentações, concurso de cucas, parque de diversão, tarde da melhor idade e feiras artesanal e comercial. Passarão pelos palcos Gastronômico e Principal os grupos K Entre Nós, Tordilho e Talagaço; as bandas Fórum, Corpo e Alma e Tropical Band; além de Giovane Berk, Joci JP e DJ Monge. E ainda contará com duas atrações especiais: a Festa das Cores, às 16h, e a chegada do Papai Noel, às 17h, ambas no domingo (1º/12).
“A Festa da Cuca, Linguiça e Chopp não é apenas um evento gastronômico, mas uma celebração das heranças que formaram nossa cidade e uma verdadeira imersão cultural na nossa história. Queremos que as pessoas conheçam o valor dessas iguarias e comemorem conosco a diversidade e a riqueza das tradições que constituem Indaial e toda a região”, afirma Dudu Cunha, idealizador do evento. Para ele, dessa forma, o município reafirma sua posição como um importante centro de preservação dos costumes germânicos no Brasil.
‘Melhor Cuca do Vale’
O típico bolo alemão ‘Kuchen’, feito com trigo, manteiga e farofa crocante, terá sabores diferentes nesta edição, como o de banana com gemada e o de vinho com nata. Além disso, jurados profissionais escolherão a melhor cuca do Vale do Itajaí. O concurso com 12 participantes de Blumenau, Gaspar, Indaial, Luiz Alves e Pomerode será finalizado durante a festa, com direito a troféu, premiação em dinheiro e doação dessas cucas para entidades, que farão a venda logo após.
Luciana Cristina Custódio, ganhadora do prêmio ‘A Cuca Nota 10 do Brasil’ e organizadora da competição, ressalta que o principal objetivo é resgatar os antigos hábitos familiares e memórias afetivas, quando as pessoas se reuniam em volta da mesa para prepararem juntos as cucas. “Isso vai muito além de escolher a receita mais saborosa. É sobre fortalecer as raízes culturais, valorizar o legado da nossa região e trazer a comunidade para perto da sua própria história. Cada pedaço de cuca representa os saberes passados de geração a geração, e enaltecer isso é reafirmar a importância da nossa identidade”, explica.
Programação completa Festa da Cuca, Linguiça e Chopp
Sexta-feira (29/11)
14h Rogério Gaúcho
19h abertura oficial
20h K Entre Nós
22h Banda Fórum
0h Grupo Tordilho
Sábado (30/11)
11h Churrascada especial da AMA Indaial
12h Pagode CDB
18h Giovane Berk
20h Joci JP
22h Grupo Talagaço
0h DJ Monge
1h Banda Corpo e Alma
Domingo (1º/12)
11h Churrascada especial da AMA Indaial
12h Carlos Show
14h Revelação e premiação ‘Melhor Cuca do Vale’
16h Festival das Cores
17h Chegada do Papai Noel
18h Tropical Band
Leia também:
1. Galinha Kasulke: após 14 anos, como está processo que pode acabar na demolição da estrutura em Blumenau
2. Jorginho Mello sanciona lei para descompactar tabela salarial e valorizar professores da rede estadual
3. Condenados réus que assassinaram mulher a facadas no Valparaíso, em Blumenau
4. Polícia Militar divulga balanço final sobre operação durante 39ª Oktoberfest Blumenau
5. Homem que estava foragido é preso após furtar garrafas de uísque em mercado no Garcia
Veja agora mesmo!
Casarão da rua Floriano, em Blumenau, foi construído para receber médicos da Alemanha: