Festa da Cuca, Linguiça e Chopp reúne ícones da gastronomia alemã em Indaial
Evento gratuito será realizado de 29 de novembro a 1º de dezembro, em Indaial
Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, Indaial celebrará esses três ícones culinários que marcam a história e a identidade do Vale do Itajaí. Para quem aprecia a gastronomia e a cultura do Sul do país, a Festa da Cuca, Linguiça e Chopp é um prato cheio.
Durante a segunda edição do evento, os visitantes poderão degustar cucas em suas versões clássicas e inovadoras, linguiças preparadas por produtores locais e muito chopp da cervejaria indaialense Belgard, da Heineken e da Germânia, oferecendo uma experiência completa de sabores tradicionais.
A festa terá também uma extensa programação cultural, com shows e apresentações, concurso de cucas, parque de diversão, tarde da melhor idade e feiras artesanal e comercial. Passarão pelos palcos Gastronômico e Principal os grupos K Entre Nós, Tordilho e Talagaço; as bandas Fórum, Corpo e Alma e Tropical Band; além de Giovane Berk, Joci JP e DJ Monge. E ainda contará com duas atrações especiais: a Festa das Cores, às 16h, e a chegada do Papai Noel, às 17h, ambas no domingo (1º/12).
“A Festa da Cuca, Linguiça e Chopp não é apenas um evento gastronômico, mas uma celebração das heranças que formaram nossa cidade e uma verdadeira imersão cultural na nossa história. Queremos que as pessoas conheçam o valor dessas iguarias e comemorem conosco a diversidade e a riqueza das tradições que constituem Indaial e toda a região”, afirma Dudu Cunha, idealizador do evento. Para ele, dessa forma, o município reafirma sua posição como um importante centro de preservação dos costumes germânicos no Brasil.
‘Melhor Cuca do Vale’
O típico bolo alemão ‘Kuchen’, feito com trigo, manteiga e farofa crocante, terá sabores diferentes nesta edição, como o de banana com gemada e o de vinho com nata. Além disso, jurados profissionais escolherão a melhor cuca do Vale do Itajaí. O concurso com 12 participantes de Blumenau, Gaspar, Indaial, Luiz Alves e Pomerode será finalizado durante a festa, com direito a troféu, premiação em dinheiro e doação dessas cucas para entidades, que farão a venda logo após.
Luciana Cristina Custódio, ganhadora do prêmio ‘A Cuca Nota 10 do Brasil’ e organizadora da competição, ressalta que o principal objetivo é resgatar os antigos hábitos familiares e memórias afetivas, quando as pessoas se reuniam em volta da mesa para prepararem juntos as cucas. “Isso vai muito além de escolher a receita mais saborosa. É sobre fortalecer as raízes culturais, valorizar o legado da nossa região e trazer a comunidade para perto da sua própria história. Cada pedaço de cuca representa os saberes passados de geração a geração, e enaltecer isso é reafirmar a importância da nossa identidade”, explica.
Programação completa Festa da Cuca, Linguiça e Chopp
Sexta-feira (29/11)
14h Rogério Gaúcho
19h abertura oficial
20h K Entre Nós
22h Banda Fórum
0h Grupo Tordilho
Sábado (30/11)
11h Churrascada especial da AMA Indaial
12h Pagode CDB
18h Giovane Berk
20h Joci JP
22h Grupo Talagaço
0h DJ Monge
1h Banda Corpo e Alma
Domingo (1º/12)
11h Churrascada especial da AMA Indaial
12h Carlos Show
14h Revelação e premiação ‘Melhor Cuca do Vale’
16h Festival das Cores
17h Chegada do Papai Noel
18h Tropical Band
Leia também:
1. Galinha Kasulke: após 14 anos, como está processo que pode acabar na demolição da estrutura em Blumenau
2. Jorginho Mello sanciona lei para descompactar tabela salarial e valorizar professores da rede estadual
3. Condenados réus que assassinaram mulher facadas no Valparaíso, em Blumenau
4. Polícia Militar divulga balanço final sobre operação durante 39ª Oktoberfest Blumenau
5. Homem que estava foragido é preso após furtar garrafas de uísque em mercado no Garcia
Veja agora mesmo!
Casarão da rua Floriano, em Blumenau, foi construído para receber médicos da Alemanha: