Festival das Cervejarias de Timbó celebra encontro das cervejas locais com a comunidade
Evento reúne famílias e amigos no Parque Central da cidade
O Parque Central de Timbó, mesmo com a chuva fina que caiu no fim da tarde deste sábado, 15, foi tomado pela comunidade local que aprecia as ótimas cervejas locais, boa música e gastronomia. O motivo é o Festival das Cervejarias de Timbó que é realizado no local desde a quinta-feira, 13.
O festival segue durante este sábado e também será realizado no domingo, 16, tendo seu último dia.
Com uma extensa tenda colocada no local, os espectadores ficaram protegidos e puderam apreciar as cervejas das quatro empresas de Timbó: Borck, Pillred, Blauer Berg e Berghain. As cervejarias capricharam em seus estandes e também em seus produtos, sendo que algumas marcas produziram cervejas exclusivas para o evento ou para estrear no festival.
De acordo com Gilberto Fernantes, presidente da Associação das Cervejarias de Timbó – que realizou o festival em conjunto com a Prefeitura de Timbó e a Fundação de Cultura e Turismo – a importância foi o fomento das empresas locais, além de proporcionar um evento para as famílias. “O evento acontece no Parque Central para atrair as famílias. É para todas as idades, estilos, e é muito bom ver que esta edição está ótima, recebendo muitos elogios”.
Cervejas especiais
Além das tradicionais pilsen, IPA, weiss e outros sabores já conhecidos, os produtores locais inovaram e trouxeram sabores diferentes de cerveja para o público poder experimentar. Foi o caso da Borck, de Timbó, que é a mais antiga cervejaria artesanal fundada ainda em funcionamento.
Segundo a sócia-proprietária, Michele Borck, filha do fundador, Brunhard Borck, o festival em Timbó é encarado como uma vitrine. “Aqui nos posicionamos para o mercado regional. Lançamos recentemente no Festival Brasileiro da Cerveja uma scout de chocolate e, para o festival de Timbó, fizemos uma cerveja dunkel. Ela é uma cerveja escura, leve, com maltes torrados”, explica.
Quem também inovou para o festival de Timbó foi a Pillred Bier. Segundo a proprietária, Monica Fernandes, tudo começou usando as panelas da casa, e hoje a cervejaria apresenta novidades e sabores diversificados para o público, como o caso das cervejas de tangerina, maçã verde e catharina sour de pitaya com morango.
“A gente trouxe a catharina sour para o festival no ano passado e já chamou muita atenção. As pessoas adoram o sabor e também a cor desta cerveja. Neste ano, como o público sempre procura algo novo da Pillred, a gente apresentou como novidade o chope de tangerina. Festivais como este são importantes para que o público que ainda não nos conheça, possa conhecer e experimentar nossos produtos”, explica Monica.
Festival continua neste domingo.